Vacinação Covid-19: pessoas com comorbidade cadastradas continuam sendo agendadas em Fortaleza

Quem tem comorbidade e ainda não foi convocado deve conferir todos os dados e verificar se a comorbidade está especificada

Em Fortaleza, pessoas com comorbidade, que estão na 3ª fase de vacinação, cadastradas na plataforma Saúde Digital, continuam sendo agendadas para a vacinação da Covid-19. Quem tem comorbidade e ainda não foi convocado deve conferir todos os dados e verificar se a comorbidade está especificada.

A autônoma Catarina de Sousa Costa, 55, está certa de que seu cadastro está todo atualizado, mas ainda assim não foi chamada. Ela é hipertensa, usa medicação diária e lamenta ainda não ter sido convocada. “A gente se sente um pouco esquecido. Conheço gente mais jovem, que tem menos problemas de saúde e foi agendado”, conta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A orientação para pessoas na mesma situação que Catarina é esperar. Com o começo da quarta fase de vacinação nessa segunda-feira, 24, a Prefeitura divulgou que todos os cadastrados com comorbidade haviam sido agendados entre os dias 5 e 25 de maio.

Porém, a vacinação de Fase 4 está sendo realizada de forma simultânea às anteriores. A informação foi reforçada pela secretária adjunta da Saúde, Aline Gouveia, durante live realizada nesta terça-feira, 25.

"Esse público é muito dinâmico. Temos pessoas que não moravam em Fortaleza e passaram a morar, pessoas que moravam em Fortaleza e foram morar em outros municípios, pessoas que não tinham comorbidades e foram diagnosticadas”, explicou Aline.

Mesmo com o avanço na vacinação, a secretária garantiu que o agendamento continua para as etapas anteriores de imunização. “Pode entrar no Saúde Digital e aguardar que você será agendado", assegurou. As fases 1, 2 e 3 incluem idosos, trabalhadores da saúde e profissionais das forças de salvamento e segurança envolvidos nas ações de combate à Covid-19, além de pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e deficiência permanente.

Ao mesmo tempo que pessoas da 3ª fase esperam para ser agendadas, ainda existem idosos da 2ª fase esperando pela primeira dose. É o caso da aposentada Vianeide Freitas dos Santos, 62. Diagnosticada no dia 3 de abril com Covid-19, ela perdeu dois agendamentos, além de repescagens realizadas pela Prefeitura para seu grupo prioritário. Pessoas infectadas com coronavírus devem esperar pelo menos 30 dias após o exame positivo para serem vacinadas.

A idosa também tem diabetes e mesmo com o início da terceira fase da campanha em Fortaleza não recebeu novo agendamento. Agora, Vianeide deverá esperar por um novo dia de repescagem para seu grupo, ainda sem previsão para ocorrer.

“Estou ansiosa para tomar minha vacina. Todos os meus conhecidos já tomaram e eu continuo na espera. Acho que falta mais organização. Primeiro devem ser vacinadas as pessoas de mais idade”, comenta.

Por telefone, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o sistema de agendamento pode apresentar “problemas pontuais” devido ao grande volume de cadastros. No entanto, a pasta enfatiza a necessidade de revisar todos os dados de forma minuciosa a fim de garantir que o agendamento seja feito sem problemas.

Os dias separados para repescagem sempre são divulgados nos canais da Prefeitura. Nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27 de maio, haverá uma nova oportunidade para pessoas da 3ª fase da campanha que perderam agendamento. É preciso levar o comprovante do agendamento perdido e do atestado.

Na quarta, 26, a repescagem será para quem tem de 50 a 59 anos. Já na quinta, 27, poderão comparecer pessoas na faixa de 18 a 49 anos, que também estavam agendadas. O atendimento ocorrerá das 9h às 17 horas em qualquer um dos locais de vacinação

Passo a passo editar cadastro no Saúde Digital

1) Acesse o site vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

2) Clique em "Já tenho cadastro" e faça login com CPF e senha

3) Verifique suas informações

4) Se necessário, edite e identifique corretamente sua comorbidade

5) Atualize seu cadastro

Acompanhe as listas dos agendados, que são divulgadas diariamente. Conforme a Prefeitura, você também receberá orientações sobre data, horário e local, por e-mail e WhatsApp, próximo ao seu dia do atendimento.

Serviço

Cadastro pelo sistema Saúde Digital: vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

Telefone 0800 275 1475 - para pessoas que realizaram o preenchimento dos seus dados no sistema Saúde Digital e que não receberam confirmação do cadastro por e-mail poderem consultar a efetivação do cadastro.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cadastro saude digital pandemia fortaleza comorbidade fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar