Festas e aglomerações de pessoas são encerradas em diversos bairros de Fortaleza

No total, foram 113 fiscalizações, com 20 autuações e 15 estabelecimentos interditados por descumprimento às medidas sanitárias de combate à pandemia de Covid-19

Mesmo sem o avanço da flexibilização no Ceará, Fortaleza registrou desde a sexta-feira até o domingo (23 a 25 de maio) aglomerações de pessoas e festas em diversos bairros. Ao todo, 11 festas foram encerradas, entre elas atividades em que os frequentadores não utilizavam máscara e consumiam álcool em locais como Conjunto Ceará, Bairro de Fátima e Maraponga. Aglomerações em torno de pequenos comércios que vendem churrasco, os conhecidos "espetinhos", nos bairro Messejana, Dias Macedo, Passaré e Joaquim Távora também foram fiscalizados por agentes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e da Guarda Municipal.

LEIA MAIS | Sem avanço na reabertura, veja horário de funcionamento de estabelecimentos no Ceará

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No total, foram 113 fiscalizações, com 20 autuações e 15 estabelecimentos interditados por descumprimento ao decreto estadual com as medidas sanitários no combate à pandemia de Covid-19. "Muitas festas e aglomerações, nós não estamos ainda em vida normal totalmente, precisamos ter cautela neste momento para que as unidades de saúde tenham uma folga", explica superintendente da Agefis, Laura Jucá.

"São imagens de desalento para a gente, vemos UTI lotadas e na contramão vemos pessoas fazendo festas", pontuou ela. A titular ressaltou a importância de não aglomerar e continuar com a utilização da máscara, seguindo também que está no decreto estadual. O Ceará prorrogou o decreto de isolamento divulgado na semana passada, sem avançar na flexibilização. 

LEIA MAIS | Em Aquiraz, aglomeração é encerrada e 75 pessoas são conduzidas à delegacia

No decreto anterior, anunciado há uma semana, Governo autorizou o avanço da flexibilização nas macrorregiões de Fortaleza e Sobral. Em vigor desde a última segunda-feira, 17, o documento atual autoriza comércios de rua, restaurantes e shoppings a terem seu horário de funcionamento ampliado e com capacidade de até 50%, de segunda-feira à domingo. Entretanto, festas, eventos, feiras, aglomerações e circulação de pessoas em praias, praças e calçadões, exceto para práticas de esportes individual, continuam proibidos.

Para coibir aglomerações em outros locais da Capital, foram instalados gradis no Centro, próximo à rua José Avelino. A medida, juntamente com a colocação de grades na Praia dos Crush, durante os fins de semana, também continuarão. O titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), Coronel Holanda, ressalta ainda que os comerciantes devem ficar atentos e cumprir com a capacidade máxima de 50% nos estabelecimentos, especialmente nos shoppings. "Estamos fiscalizando e percebemos as pessoas mais relaxadas, e tem um número maior de pessoas dentro de uma loja do que o decreto permite neste momento. Temos ido a shoppings porque percebemos o aumento de pessoas acima do permitido do decreto. 

Denúncias 

As fiscalizações têm acontecido com base em dados de bairros ou regiões com maiores índices de contaminação, além de buscas ativas e denúncias da população, segundo informou a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). O órgão pode ser acionado por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavirus covid-19 fortaleza festa aglomerações

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar