Bebê nasce com anticorpos contra Covid-19 em Santa Catarina, dizem médicos

A mãe da criança foi vacinada contra a doença quando estava com 34 semanas de gestação

Um bebê nasceu com anticorpos contra a Covid-19 em um hospital no município de Tubarão, em Santa Catarina, informou a Secretaria de Saúde do local. A mãe da criança, a médica Talita Mengali Izidoro, recebeu a vacina contra o coronavírus quando estava com 34 semanas de gestação e acredita-se que este fator colaborou para a imunidade do recém-nascido.

O menino Enrico nasceu no dia 9 de abril deste ano. Dois dias depois do seu nascimento foi realizado um teste de anticorpos com amostras de sangue da criança. Com resultado positivo, o exame passou pela análises de diferentes profissionais, sendo enviado até para outro estado para que sua veracidade fosse confirmada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Ficamos felizes e emocionados e que sirva de incentivo à outras gestantes. É uma dose de esperança a todos", disse Talita em declaração dada ao G1 de Santa Catarina. Foram constatados a presença 22% de anticorpos na amostra analisada.

E a novidade é tamanha que um programa de pós-graduação de uma universidade de Tubarão está produzindo um artigo científico sobre o caso para documentação e publicação da descoberta. Enrico passará por novos exames nos próximos meses para saber se ele permanece ou não com os anticorpos para a doença.

Conforme a reportagem do G1, o Ministério da Saúde (MS) não informou se outros casos semelhantes ao de Enrico ocorreram no Brasil. "É o primeiro caso de Tubarão sem dúvida nenhuma e na região também. Provavelmente seja o primeiro caso em Santa Catarina", garantiu o Secretário de Saúde da cidade, Daisson José Trevisol.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar