Em quatro meses, 10,02% dos cearenses foram vacinados contra Covid-19 com as duas doses

Para garantir a imunização completa contra o novo coronavírus, é necessário o recebimento das duas doses pela população

Atualizada em 19/05, às 23h41min

Após completar quatro meses do início da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Ceará, em 18 de janeiro deste ano, apenas 10,02% da população cearense foi imunizada com as duas doses da vacina. O percentual equivale a 921.019 pessoas vacinadas com a primeira (D1) e a segunda dose (D2). As informações são baseadas nos dados da plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), divulgados nesta quarta-feira, 19. A estimativa populacional do Estado foi baseada em estimativa para 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para garantir a imunização completa contra o novo coronavírus, é necessário o recebimento das duas doses, seguindo o intervalo de cada imunizante, segundo as farmacêuticas responsáveis. No Ceará, três vacinas estão sendo utilizadas na Campanha de Vacinação contra a Covid-19. São elas: CoronaVac/Instituto Butantan/Sinovac; AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech. Ainda segundo os dados do Vacinômetro, 16,63% dos cearenses foram vacinados com pelo menos uma das duas doses.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Camilo aponta preocupação sobre chegada de vacinas: "Não há perspectiva"

Conforme a plataforma da Sesa, entre os grupos prioritários da fase 1 e 2 que receberam as duas doses dos imunizantes estão: 193.160 trabalhadores da saúde; 18.874 indígenas; 701.939 idosos com 60 anos ou mais; 1.210 povos quilombolas e 3.198 profissionais da força de segurança. No Estado, 15 municípios puderam avançar para a 3ª fase da vacinação contra a doença. Nesta etapa, estão sendo contempladas pessoas com deficiência permanente, comorbidades, grávidas e puérperas.

LEIA MAIS | Covid-19: pesquisadores se preparam para dar continuidade na submissão de vacina cearense

Para dar continuidade na campanha de vacinação, o Estado recebeu na madrugada desta terça 240.200 doses da vacina AstraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). O governador do Ceará Camilo Santana (PT) informou por meio das redes sociais, que mais uma remessa de imunizantes contra a Covid-19 deve chegar ao Ceará hoje, por volta das 22 horas, onde cerca de 25.740 doses da Pfizer desembarcam no Estado.

Erramos | Os números informados anteriormente referiam-se às vacinas D2 distribuídas para cada grupo prioritário e não as que foram aplicadas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

VACINAÇÃO COVID-19 CAMPANHA VACINAÇÃO COVID CEARÁ CEARENSES VACINADOS COVID-19 CEARENSES IMUNIZADOS COVID-19 VACINAÇÃO CORONAVÍRUS CEARÁ

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar