Mutirão para 2ª dose: mais de 39 mil pessoas devem ser vacinadas com CoronaVac neste domingo

Doses são destinadas a idosos e profissionais da saúde que foram agendados pela SMS de acordo com idade e tempo de atraso. A Capital tem 67 pontos de vacinação neste domingo

Mais de 39 mil fortalezenses devem regularizar seu esquema vacinal contra a Covid-19 neste domingo, 16. Isso porque a Capital realiza um mutirão de vacinação para atender o público que está com a segunda dose da CoronaVac atrasada. O Município recebeu 42 mil doses nesse sábado e deve regularizar o esquema vacinal de idosos e profissionais da saúde que foram agendados para um dos 67 locais de vacinação. 

>> Veja a lista dos agendados para receber a segunda dose neste domingo, 16 de maio

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No Centro de Eventos, os aposentados Antônio Martins, de 64 anos, e Silvana Cavalcante, 65, relatam ter esperado apenas 30 minutos para receber as doses que deveriam ter sido tomadas há 15 dias. "Foi tranquilo, organizado, rápido. Chegamos às 8h30, e estava marcado para 9h", contam. "É um alívio receber, agora teremos mais tranquilidade."

Clique na imagem para abrir a galeria

A movimentação no local era fluida: ainda que as filas para entrar no Centro de Eventos fossem grandes, do lado de fora do Portão B, o fluxo de entrada era rápido e constante. Ao entrar no ambiente fechado, os acompanhantes deviam esperar do lado de fora, enquanto os idosos a serem vacinados aguardavam sua vez no local com ar condicionado. Teve até quem levasse banquinhos e cadeiras de praia dobráveis, precavidos com uma possível demora na fila.

"Pelo que eu olhei, eu consegui entrar rapidinho, lá dentro tinha umas 500 cadeiras, todas elas com pessoas sentadas pra se vacinar. Eu acho que tá não tá rápida a vacinação", comenta Helaine Pimentel, 60, que foi para acompanhar a irmã Ana, de 64 anos. Ela e a irmã chegaram por volta das 9h no local, horário em que o trânsito ainda estava mais movimentado perto do Centro de Eventos. Por volta das 9h30min e 10h, no entanto, o engarrafamento em frente ao local de vacinação dissipou - principalmente pela abertura da vacinação pelo drive-thru.

Fila dentro do Centro de Eventos.
Fila dentro do Centro de Eventos. (Foto: Plínio Bortolotti)

Por outro lado, o aposentado Pedro Gomes Pinto, 62, reclamou da logística em relação aos locais de vacinação. Morador dos arredores do Centro de Eventos, ele tomou a primeira dose da CoronaVac no espaço cultural. No entanto, a segunda dose - já atrasada em 15 dias, pela falta de vacinas - foi marcada em um posto de saúde no Mondubim. Segundo ele, o planejamento da vacinação peca ao enviar os moradores para locais muito distantes de seus endereços.

Enquanto isso, a vacinação no Posto Guiomar Arruda, no Pirambu, foi tranquila durante a manhã.

Mutirão

 

Durante o dia, 67 locais estarão recebendo o público para a aplicação do imunobiológico nas pessoas agendadas. São 60 postos de saúde, a Arena Castelão, o Centro de Eventos do Ceará, o shopping RioMar Fortaleza, o Sesi Parangaba e as policlínicas Luiz Carlos Fontenele, Dr. Eloi e Lusmar Veras.

LEIA MAIS | Angústia e ansiedade de quem espera pela 2ª dose

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as pessoas são agendadas conforme os critérios de maior intervalo de tempo da primeira dose, sendo critério de desempate a maior idade. Somente os agendados devem comparecer ao local indicado na lista, na hora exata do agendamento, e levar apenas um acompanhante, portando confirmação e documentos com foto.

Clique na imagem para abrir a galeria

Doses atrasadas

 

Em todo o País, cidades e Estados enfrentam desabastecimento de Coronavac diante da falta de insumos para que Instituto Butantan produza novas doses do imunizante. 

LEIA TAMBÉM | Butantan entrega últimas doses e interrompe produção da CoronaVac

+ Coronavac: atraso na segunda dose prejudica imunização?

O número de pessoas com D2 atrasada em Fortaleza, entre os dias 29 de abril e 1º de maio, totalizava 38.872. Desde então, novas doses chegaram, e o Município realizou outro mutirão na quinta-feira, 13. Entretanto, a SMS não divulgou dados atualizados de quantos fortalezenses seguem esperando pela segunda dose do imunizante.

 Com informações da repórter Catalina Leite

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

mutirão segunda dose coronavac vacina covid fortaleza campanha vacinação vacina atrasada

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar