Na Índia, médicos pedem que população não use esterco de vaca contra a Covid-19

Cientistas informam que os tratamentos sem eficácia podem levar a uma falsa sensação de segurança em relação à pandemia, além de piorar a situação epidemiológica

Na Índia, médicos emitiram alerta para que a população não passe estrume de vaca no corpo como forma de proteção contra a Covid-19. No estado de Gujarat, algumas pessoas têm procurado estábulos para cobrir o corpo com fezes e urina do animal considerado sagrado no país. Porém, a prática não tem comprovação científica e pode até agravar a situação epidemiológica a promover aglomeração e falsa sensação de segurança em relação à pandemia. 

Um gerente de uma empresa farmacêutica no país, Gautam Manilal Borisa, destacou que até médicos indianos estariam acreditando na crença sobre a imunidade do estrume de vaca. “A crença deles é que essa terapia melhora a imunidade e que eles podem atender os pacientes sem receio”, relatou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Surto epidêmico na Índia compromete vacinação na África

Emirates anuncia apoio com transporte para para combater covid-19 na Índia

Durante o ritual, os participantes passam uma mistura de estrume e urina nos corpos e esperam secar. Eles se abraçam e fazem homenagens às vacas e também praticam yoga. Depois, eles se lavam com leite. As informações são do portal G1.

O presidente da Associação Médica Indiana, o doutor J.A. Jayalal, afirmou que não há nenhuma comprovação científica de que estrume e urina de vaca fortalecem a imunidade contra a Covid-19. Outro ponto destacado pelo especialista é que, nesses rituais, há aglomeração de pessoas, o que vai contra as orientações mundiais de especialistas para evitar a disseminação da Covid.

Para piorar a situação dos hospitais no país, recentemente o governo indiano orientou os médicos a procurarem sinais de mucormicose, uma infecção causada por fungo em pessoas com coronavírus, após centros de saúde relataram aumento de casos dessa infecção rara em pacientes com Covid.

O país, que atravessa a segunda onda do vírus com falta de leitos hospitalares, oxigênio e remédios, já contabiliza mais de 22,9 milhões de pessoas que testaram positivo para a Covid-19. As mortes pela doença na Índia já passam de 246 mil. 

Símbolo sagrado


A vaca é sagrada no hinduísmo, religião oficial da Índia. O animal é considerado um símbolo da vida e da terra. Durante séculos, os hindus usaram estrume de vaca em rituais religiosos. Eles acreditam que o material tem propriedades terapêuticas.


 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ESTERCO VACA ÍNDIA COVID ESTERCO PROTEÇÃO COVID ÍNDIA MÉDICOS ALERTAM ESTERCO ÍNDIA COVID-19 ÍNDIA ESTERCO VACA ÍNDIA COVID-19 HINDUÍSMO ÍNDIA HINDUÍSMO COVID-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar