Estudantes da área da Saúde reivindicam vacinação contra a Covid-19 para retomar estágios

Alunos da Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia reclamam de demora para vacina e para retorno de atividades práticas. Acadêmicos da Saúde atuantes estão inclusos no primeiro grupo prioritário do plano de imunização

Atualizada às 16h15min

Mais de 700 estudantes do curso de Medicina e de outros cursos da Saúde já assinaram documento reivindicando a vacinação contra a Covid-19. A principal queixa se deve à suspensão das atividades práticas e dos estágios devido à pandemia e à falta de previsão para retorno, uma vez que os alunos não estão vacinados. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Todas as universidades estão com aulas práticas suspensas por enquanto", afirma Sophia Martins, estudante no 6º período na Universidade Federal do Ceará (UFC). "Com exceção dos concludentes e dos estudantes em estágio ativo, a maioria dos estudantes ainda não foi chamado (para vacinação), apesar de cadastrados. Ficamos em um ciclo vicioso: não podemos ter prática porque não somos vacinados e não somos vacinados porque não temos práticas."

De acordo com Sophia, participam da reivindicação alunos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia da UFC, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Unichristus e da Universidade de Fortaleza (Unifor). Para ela, a vacinação é necessária a fim de "consolidar habilidades práticas necessárias e básicas a todos os profissionais da saúde" e também para "dar continuidade ao atendimento à população, desafogando o SUS e diminuindo a sobrecarga dos profissionais da saúde".

Como parte da mobilização, além do abaixo-assinado, o grupo de estudantes criou um perfil no Instagram (@vacinaparasaude) e tem "conversado diretamente com os centros acadêmicos, associações estudantis e as coordenações dos cursos, enfatizando a relevância do apoio à nossa vacinação".

Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, "acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios" estão entre os profissionais da saúde, os quais figuram no primeiro grupo prioritário de vacinação.

Ao O POVO, a Sesa afirma que estudantes de Medicina e outros cursos da Saúde estão sendo vacinados contra a Covid-19. Para isso, é necessário se cadastrar no site Saúde Digital como profissional da saúde e aguardar o chamamento em lista. Na data, é necessário apresentar documentos de identidade, bem como comprovação de que esteja atuando em clínica ou unidades de saúde. A pasta lembra ainda que o cadastro dos profissionais ficou suspenso por um mês e a vacinação destes está mais lenta devido à demanda represada.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), as definições de grupos prioritários e possíveis inclusões de prioridades são definidas pela Comissão Intergestores Tripartite do Estado do Ceará ou por intervenções externas, como o Ministério Público. Cada inclusão de público-alvo é com antecedência informada pela SMS à população. Atualmente, a Capital está vacinando idosos, profissionais da saúde e profissionais de segurança atuando diretamente na pandemia.

Universidades

 

Na Universidade Federal do Ceará (UFC), logo que os estudantes se matriculam no Internato Médico, é enviada uma lista com os nomes desses alunos à Sesa, responsável pela convocação e aplicação das vacinas contra a Covid-19. Em nota, a instituição afirma que "desde o início da pandemia, tem feito tratativas com autoridades de saúde locais para assegurar a vacinação dos internos, considerando que, embora sejam estudantes, eles participam ativamente do atendimento aos pacientes – colhendo histórias clínicas, examinando e realizando procedimentos."

Neste ano, em janeiro, foram vacinados os internos dos semestres letivos 9, 10 e 11. Os do semestre 12 colaram grau no final de 2020 e aqueles do semestre letivo 8 foram vacinados neste mês de abril, quando estavam entrando no Internato e passando para o semestre 9. "Por força do decreto governamental que mantém as medidas de isolamento social contra a Covid-19 no Estado do Ceará, as aulas práticas de alunos dos demais semestres estão suspensas, assim como a atuação deles nas unidades de saúde, visto que estas não estão permitindo atividades presenciais de estudantes", conclui a nota.

Da mesma forma, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) afirma que "vem atuando para que seus profissionais e estudantes da área da Saúde sejam vacinados contra a Covid-19". A instituição informa que solicitou à Sesa a vacinação de todos que fazem parte do Hospital Veterinário, considerado um serviço essencial, e aguarda retorno da Secretaria.

Para seus estudantes da área da Saúde, as aulas práticas encontram-se paralisadas, com recomendação para que sejam retomadas quando todos estiverem vacinados. "Pensando no bem-estar, na saúde e na vida de seus membros, a Uece deve retomar as aulas presenciais após vacinação de seus alunos, professores e servidores", conclui.

O POVO entrou em contato com as demais universidades mencionadas e aguarda retorno sobre o posicionamento acerca da vacinação, bem como sobre a situação atual das atividades práticas em cada instituição.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação covid-19 ceará vacina covid estudante medicina estudantes saúde vacina pandemia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar