Mais de 90% da população indígena do Ceará já recebeu a 1ª dose da vacina contra Covid-19

O dado foi divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), nesta segunda-feira, 19, data em que é celebrado o Dia do Índio

Um total de 18,8 mil indígenas que vivem no Ceará, número correspondente a 92,24% da população indígena do Estado, já recebeu a primeira dose (D1) da vacina contra a Covid-19 desde que a campanha de imunização teve inicio, em janeiro deste ano. O dado foi divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), nesta segunda-feira, 19, data em que é celebrado o Dia do Índio.

O grupo populacional passou a ser contemplado com a vacina ainda na primeira fase da campanha, sendo incluído como prioridade junto a profissionais da saúde e a idosos acima de 75 anos. Dos 18,8 mil indígenas que receberam a D1, dados apontam que 17,6 mil já reforçaram o processo de imunização ao receberem a segunda dose (D2), número que equivale a 86,44% dos aldeados do Estado. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

| LEIA MAIS |

Nordeste registra a menor taxa de mortalidade por Covid-19 entre as regiões brasileiras

Volta da redução de jornada e salário de trabalhadores depende de Projeto de Lei, diz Ministério

Bolsonaro afirma que povo "merece sofrer" caso decida votar em Lula em 2022

Ainda conforme a pasta de saúde, municípios como Itarema, Monsenhor Tabosa e Caucaia, polos de concentração indígena, já têm quase 100% de seus "povos originários vacinados". Como consequência desses índices, os casos de Covid-19 entre esses grupos têm "diminuído consideravelmente".

Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, afirmou em publicação que a população indígena teve uma boa adesão a imunização e que o processo é importante devido a vulnerabilidade social em que esses grupos estão inseridos. “Assim (vacinados), eles ficam mais protegidos, rompendo a cadeia de transmissão do coronavírus”, destacou ainda.

No Twitter, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), comemorou o resultado da campanha e garantiu que trabalha pelo avanço do processo. "Temos trabalhado muito para garantir que os cearenses sejam imunizados o mais rápido possível. Compramos de forma direta 5,87 milhões de doses da Sputnik e estamos batalhando junto à Anvisa a liberação imediata da vacina", destacou o gestor na ocasião.



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

população indígena vacinada covid vacinação covid campanha vacinação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar