Missas em Fortaleza vão continuar ocorrendo sem público presencial

O comunicado foi realizado neste domingo, 18, pela Arquidiocese de Fortaleza

A Arquidiocese de Fortaleza divulgou, neste domingo, 18, um comunicado informando que as celebrações nas comunidades católicas devem continuar ocorrendo apenas no formato virtual, por meio de transmissão. Conforme a instituição, as missas devem ser realizadas somente com o apoio das equipes de liturgia e sem a presença de fiéis, pelo menos até o dia 25 deste mês.

O órgão fez o anúncio prorrogando a decisão que já havia tomado há cerca de uma semana, quando um novo decreto estadual passou a valer e permitiu que o Ceará entrasse em uma fase de "flexibilização" para a retomada gradual da economia e volta de atividades que estavam proibidas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na ocasião, as instituições religiosas foram autorizadas a realizar atividades presencialmente, desde que obedecessem limites, mas o Governo do Estado recomendou que as celebrações desse porte seguissem sendo executadas "exclusivamente no formato virtual".

| LEIA MAIS | 

Vacinação em Fortaleza: lista de agendados para domingo, 18 de abril

Nova defesa de mãe do menino Henry insiste em outro depoimento

Com isso, a Arquidiocese acatou recomendação e seguiu orientando que as missas fossem realizadas apenas por transmissão. No sábado, 17, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), prorrogou o decreto que permitiu a realização presencial de atividades religiosas, mas a instituição decidiu seguir com a orientação de não praticá-la desse modo.

Conforme o decreto publicado ontem, para realizar as celebrações presenciais, as instituições religiosas precisam obedecer o "limite de 10% (dez por cento) da capacidade e as regras estabelecidas em protocolos sanitários, mantida, em todo caso, a recomendação para que as celebrações permaneçam sendo realizadas exclusivamente".

Leia documento na íntegra:

Diante do Decreto nº 34.037, de 17 de abril de 2021, do Governador do Estado do Ceará, que mantém no final de semana as medidas de isolamento social rígido contra a Covid-19 em todo o Estado, mantendo A Arquidiocese de Fortaleza, renova para o período de 19 a 25 de abril 2021 as medidas contidas na ORIENTAÇÃO DIANTE DO DECRETO DE 10 DE ABRIL DE 2021. As celebrações continuam sendo transmitidas virtualmente, somente com o apoio das equipes de liturgia e transmissão, sem a presença de público também sem alterações as indicações para às práticas de culto das Instituições Religiosas.

A Arquidiocese de Fortaleza, renova para o período de 19 a 25 de abril 2021 as medidas contidas na ORIENTAÇÃO DIANTE DO DECRETO DE 10 DE ABRIL DE 2021. As celebrações continuam sendo transmitidas virtualmente, somente com o apoio das equipes de liturgia e transmissão, sem a presença de público.

Sabemos o quanto a eucaristia é um tesouro para a vida cristã e o quanto este dom de Deus é espiritualmente estimado e desejado pelos fiéis católicos. Contudo, ressaltamos, que nossa autoridade Arquidiocesana não concedeu a permissão para a prática da distribuição da eucaristia no sistema “drive thru”, durante ou após as celebrações, em nossa Arquidiocese.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

missa em fortaleza virtual missas seguem virtual fortaleza coronavírus fortaleza transmissão missas fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar