Covid-19: todos os municípios do Ceará têm nível de alerta alto ou altíssimo

Os dados coletados nesta quinta-feira, 15, indicam a situação constatada nas semanas epidemiológicas 13 e 14, ou seja, de 28 de março a 10 de abril

O mapa do Ceará na plataforma IntegraSUS segue praticamente todo vermelho. A cor indica altíssimo nível de alerta para a Covid-19 e está distribuído em 177 municípios. As outras sete cidades têm nível de alerta alto. Assim, em todo o Estado a incidência de casos da doença, o número de pessoas que morrem em relação àquelas que foram infectadas e a ocupação de leitos estão muito além do que poderia ser considerado um "novo normal" - nível de alerta mais baixo definido pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Os dados coletados nesta quinta-feira, 15, indicam a situação constatada nas semanas epidemiológicas 13 e 14, ou seja, de 28 de março a 10 de abril.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Três municípios do Ceará seguem em lockdown mesmo após autorização para reabertura

Pandemia permanece em níveis preocupantes no Brasil, alerta Fiocruz

Pontos de atenção

Na última quinzena, alguns municípios chamam a atenção em cada um dos fatores analisados pela Sesa:

- Em Pacujá, todos os testes RT-PCR realizados para detectar o novo coronavírus foram positivos.

- Em Tamboril, metade das pessoas diagnosticadas com Covid-19 morreram em decorrência de complicações da doença.

- 53 municípios têm taxa de letalidade zero.

- 20 cidades estão com 79,6% de seus leitos de UTI Covid ocupados; em todos as outras cidades do Ceará, a taxa é maior.

- Eusébio tem o maior número de casos diários de Covid-19 a cada 100 mil habitantes.

- Fortaleza concentra o maior número de internações por causas respiratórias.

Entenda as classificações de risco

A metodologia da Sesa, que define os quatro diferentes níveis de alerta no Ceará, considera critérios como percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19, taxa de letalidade pela doença e percentual de leitos UTI-Covid ocupados. Incidência de casos diários a cada 100 mil habitantes e internações por causas respiratórias também são levados em consideração.

Para ser classificado em determinada categoria, o município deve ter todos os indicadores dentro do esperado para aquele nível. Quando um dos indicadores ultrapassa, o município avança no nível de risco.

Novo Normal: taxa de ocupação dos leitos menor que 70%; taxa de letalidade menor que 1%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 menor que 25%.

Moderado: taxa de ocupação dos leitos entre 70% e 80%; taxa de letalidade entre 1% e 1,9%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 entre 25% e 49,9%.

Alto: taxa de ocupação dos leitos entre 80,1% e 95%; taxa de letalidade entre 2% e 2,9%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 entre 50% e 75%.

Altíssimo: taxa de ocupação dos leitos maior que 95%; taxa de letalidade maior ou igual a 3%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 maior que 75%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

niveis alerta covid ceara ocupação leitos uti positividade testes covid municipios ceara covid

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar