Mais de 500 profissionais de segurança não se vacinaram contra a Covid-19

A SMS explicou que está sendo feita uma avaliação junto aos comandos das forças de segurança para que a imunização seja retomada na terça-feira, 13

A vacinação contra Covid-19 de agentes de forças de segurança deve seguir nesta terça-feira, 13, anunciou a titular da secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela. De acordo com a secretária, não foram utilizadas todas as doses disponíveis no último domingo, 11, quando começou a imunização da categoria. Ao todo, o Município agendou a imunização de 1.500 profissionais, mas apenas 995 foram imunizados, existindo um saldo de 505 doses a serem aplicadas.

A titular ressaltou que está sendo feita uma avaliação junto aos comandos para execução de um novo agendamento para a terça-feira, 13, no Centro de Eventos. O processo de vacinação contra a Covid-19 dos profissionais das forças de segurança e salvamento, incluindo as Forças Armadas, começou no domingo, 11. A logística implantada para ampliar os grupos prioritários contemplados pela campanha cumpre determinação do Ministério da Saúde.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Hoje, Fortaleza segue vacinando idosos e profissionais da área da saúde. A imunização ocorre nos oito centros de vacinação da Capital: Cucas Barra, José Walter, Mondubim e Jangurussu, Centro de Eventos, Arena Castelão, shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy. O público será atendido por meio das modalidades drive-thru e pontos de acolhimento para vacinação.

LEIA MAIS: Vacinação contra a gripe no Ceará: veja quem se vacina a partir de hoje e o que precisa fazer

A segunda fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 está ocorrendo de forma gradual e escalonada, desde 22 de março. O processo começou pelos idosos de 74 anos e, atualmente, estão sendo vacinandos os idosos a partir de 62 anos agendados na plataforma Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Espera para segunda dose

 

Ana Estela explicou aos idosos que receberam a primeira dose da Astrazeneca/Oxford que eles precisam esperar para receber a D2, porque o intervalo entre as doses é maior. Quem está sendo agendado no momento para segunda dose é quem recebeu da Coronavac. "Mais para o final do mês, vocês estarão recebendo o comunicado de agendamento para receber a D2. Todos que estão sendo contemplados no momento com a dose de reforço são aqueles que receberam Coronavac", afirmou.

O Ceará utiliza duas vacinas com espaçamentos diferentes: 2 semanas a no máximo um mês para a Coronavac, sendo a média 14 dias; e 4 a 12 semanas, uma média de 90 dias, para Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. "Você precisa olhar bem o cartão de abrasamento e olhar no site da Prefeitura se seu nome saiu na lista de agendamento da segunda dose", alerta a titular.

Vacinação da gripe

 

A secretária lembrou que nesta segunda-feira, 12, começa a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Dividida em três etapas por grupos prioritários, a mobilização tem previsão de durar até 9 de julho. A coordenação da campanha é do Ministério da Saúde (MS) e a primeira fase segue até 10 de maio.

Em Fortaleza, os postos estarão abertos das 8h às 17 horas e devem receber crianças (6 meses até 6 anos), gestantes, puérperas e povos indígenas. Trabalhadores da saúde, segundo a pasta, vão receber as doses em seus locais de trabalho.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

agentes da segurança públicavacina imunização vacinação covid grupos prioritários vacina covid coronavírus vacina em fortaleza vacina covid-19 vacina coronavirus ceará coronavírus fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar