Trotes para Samu prejudicam assistência a pacientes graves na pandemia

Entre as ligações, muitas são feitas por crianças, em que é possível identificar nas chamadas risadas ou até mesmo inconsistência na forma que os dados são passados. Serviço pede orientação por parte dos pais

Durante a pandemia da Covid-19, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Ceará (Samu) registrou inúmeros chamados por meio de ligações falsas, o que está prejudicando a assistência a pacientes graves. Entre as ligações, muitas são feitas por crianças, e o serviço pede para que pais reforcem aos pequenos os danos que trotes podem acarretar. Serviço relata que equipes chegam a se deslocar até o local da possível ocorrência em vez de atender a um paciente realmente grave.

Os chamados acontecem no pior cenário da doença no Estado, onde as unidades do Samu socorrem muitos casos de pacientes para atendimento de urgência com Covid-19. De acordo com o diretor técnico do Samu, Marco Arantes, a saúde passa por uma situação delicada, onde qualquer recurso de saúde é de extrema importância.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Ceará passa de mil pessoas esperando leito antes de Camilo decidir sobre fim do lockdown

Em relação aos falsos chamados realizados por criança, Marco relata que muitas vezes é possível identificar nas chamadas risadas ou até mesmo inconsistência na forma que os dados são passados e pede orientação por parte dos pais. “Faço aqui um apelo para que os pais prestem atenção nas suas crianças, esse tipo de ocorrência precisa ser corrigida de imediato”, ressalta.

A prática criminosa também compreende adultos e jovens. “Muitas ligações são recebidas na Central de Regulação com tratamentos hostis e ríspidos com os atendentes, apenas para ser jocoso”, relata. O diretor técnico pondera que uma forma de apoiar o Samu e outras instituições que prestam serviço via chamada telefônica é não passar trotes, “não brincar com um serviço tão sério”. Para atendimento de urgência ou emergência ao Samu, população deve entrar em contato por meio do número 192.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

LIGAÇÕES FALSAS SAMU LIGAÇÕES FALSAS PREJUDICAM SAMU TROTE LIGAÇÕES SAMU CEARÁ TROTE LIGAÇÕES SAMU AÇÃO CRIMINOSA TROTE SAMU

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar