Ceará recuperou 146 ventiladores mecânicos com falhas em 2020

Em 2021, desde o dia 19 de março, quando a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER) foi reaberta

Fundamentais na recuperação de pacientes com quadros graves da Covid-19, os ventiladores mecânicos podem ser consertados no Ceará, em caso de defeitos, por meio da Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER). Em 2020, 146 aparelhos foram consertados no equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Desde o dia 19 de março deste ano, quando a Central foi reaberta, 36 dispositivos foram ajustados.

A Central voltou a funcionar para atender a necessidade de hospitais públicos estaduais e municipais – que não possuem contrato de manutenção para os aparelhos - em meio a segunda onda da pandemia. Segundo Iracema Bezerra, gerente da Central, o trabalho é recuperar “os ventiladores do Estado que estavam "em desuso por falta de manutenção e de contrato”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Cada ventilador pode atender até três pessoas por mês e o conserto de cada equipamento "pode salvar a vida de muitas pessoas”, conforme explica Marcelo Alcantara, superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em nota.

De acordo com ele, o trabalho da Central permite que o Estado tenha "menos dependência tecnológica, mais profissionais qualificados e agregação de valor ao nosso sistema de saúde". Para Marcelo, existe assim "uma oportunidade de reforçar as áreas de pesquisa, inovação e formação em engenharia clínica."

A Central recebe doações ou envia para consertos os aparelhos ou componentes do instrumento. O conserto ocorre por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e outros órgãos voluntários.

Na Central, é realizado o inventário de todos os ventiladores mecânicos existentes na rede hospitalar do Ceará.

Municípios cearenses podem solicitar reparos

 

O serviço de manutenção e reparo dos ventiladores mecânicos está disponível para todos os municípios cearenses. Para uma melhor organização no envio para conserto, a Sesa orienta que os dispositivos sejam higienizados antes da entrega, em Fortaleza, e devem acompanhar válvula exalatória, diafragma/membrana, linha de pressão, cabo de força e sensor de fluxo. Além disso, é preciso direcionar à Central um ofício de solicitação do reparo, com descrição do modelo e número de série.

Serviço

 

Onde: Rua Júlio Pinto , 1873 – Jacarecanga – Fortaleza
Horário de entrega: segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Contato: (85) 3421-5309

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ventiladores mecanicos ceara ventiladores mecanicos ceara recuperação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar