87 mil idosos são vacinados na Semana Santa e Prefeitura vai utilizar estoque para primeira dose

Atualmente, idosos a partir de 62 anos já podem receber a primeira dose, após cadastro e agendamento

Esses quatro dias de feriado da Semana Santa, mais de 87 mil idosos foram vacinados contra a Covid-19 em Fortaleza. O total é referente desde a quinta-feira, 1º, até o último domingo, 4, quando muitos comemoram a Páscoa. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, com o número, a Capital atingiu 50% do público alvo de idosos da fase 2 do Plano Nacional de Vacinação (PNI).

Atualmente, idosos a partir de 62 anos já podem receber a primeira dose, após cadastro e agendamento. Só podem comparecer aos postos de vacinação aqueles idosos com data e hora marcada. Segundo a secretária da Saúde, Ana Estela, esta semana há a intensificação do uso das D2 (dose dois) como primeira dose.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia Mais - Saúde autoriza liberação de estoque de vacinas para primeira dose

"Continuaremos intensificado ao longo dessa semana as doses de D2. Nós praticamente estamos exaurindo as doses recebidas no Município de Fortaleza para aplicar a primeira dose", explicou a titular. De acordo com a secretária, a Capital continua aguardando o recebimento de novos imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde. 

Leia Mais - Lockdown Ceará: Comércio segue fechado mais uma semana e reabertura começa em 12 de abril

Essa quantidade de doses aplicadas é o novo recorde de pessoas vacinas. No domingo, a Prefeitura já tinha comemorado a marca de, nos primeiros três dias de abril, imunizar 84.884 fortalezenses. O público vacinado foi acolhido mediante agendamento prévio em 65 locais de vacinação distribuídos na Cidade. Foram utilizados 58 postos de saúde, três policlínicas e quatro centros de vacinação (shoppings RioMar Kennedy e RioMar Fortaleza, Arena Castelão e Centro de Eventos).

Para esta segunda-feira, 5, confira a lista de quem pode ser vacinados. Serão oito pontos: os quatro Cucas -Jangurussu, Mondubim, Barra do Ceará e José Walter- além de quatro pontos de drive em shoppings de Fortaleza. 

Lockdown

 

A secretária também ressaltou a diminuição dos índices de Covid-19 e classificou essa semana como importante para continuar com os números de casos e da demanda assistencial em declínio. "Pedimos a população que continue em isolamento. Temos a continuidade do decreto de isolamento rígido até a próxima semana. Essa semana é muito importante para que a gente possa continuar reduzindo a circulação viral", apontou Ana Estela. 

A circulação do vírus é ainda "preocupante", pontua a secretária. Os números devem continuar caindo, segundo ela, para que haja uma reabertura segura na próxima segunda-feira, 12. O governador Camilo Santana (PT) anunciou neste domingo de Páscoa, 4 de abril, que o lockdown no Ceará vai continuar por mais uma semana até a data. Camilo explicou que, mesmo com a melhoria das estatísticas da Covid-19 no Estado nas últimas semanas de lockdown, os negócios permanecem fechados por mais uma semana, para que não se corra o risco de abertura prematura e posterior retrocesso no processo de retomada. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina imunização vacinação covid grupos prioritários vacina covid coronavírus vacina em fortaleza vacina covid-19 vacina coronavirus ceará coronavírus fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar