32 dos 41 hospitais com UTI para Covid-19 têm taxa de ocupação igual ou maior que 90%

Neste sábado, 19 unidades de saúde estão com todos os leitos de UTI ocupados; outros 13 têm ocupação de pelo menos 90%. No geral, a taxa de ocupação das UTIs do Estado é crítica, de 92,2%

A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar pacientes com Covid-19 no Ceará segue preocupante. Neste sábado, 3, 78% unidades de saúde do Estado que disponibilizam esse tipo de leito para pacientes com a doença estão com lotação de pelo menos 90% da capacidade. É quase como se quatro em cada cinco hospitais se enquadrassem nessa situação.

Entre as 41 unidades estaduais com leitos intensivos para cearenses a doença, 19 hospitais já estão com todos os leitos já ocupados. Outros 13 estão com taxa de ocupação entre 90% e 98,21%. Os dados são do IntegraSus, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), e foram atualizados às 18h05min de hoje.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Terceiro hospital com maior número de leitos ativos de UTI voltados para pacientes com Covid-19, o Hospital Regional Norte (HRN), localizado em Sobral, é um dos que está com 100% de ocupação. Ao todo, são 117 vagas, todas preenchidas. O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) também está com todos os 66 leitos ocupados. Na rede particular, os hospitais São Carlos e Otoclínica possuem, respectivamente, 40 e 32 leitos de UTI para Covid-19, e todos já contam com pacientes internados.

Os dois hospitais com mais leitos disponíveis, o Hospital Regional da Unimed e o Hospital Estadual Leonardo da Vinci (HELV), estão com taxas de ocupação respectivamente de 91,2% e 93,1%. O Hospital da Unimed conta com 183 leitos ativos e 167 ocupados. Já o HELV tem 174 leitos ativos e, destes, 162 estão com pacientes.

No geral, considerando todas as vagas de UTI no Estado — adulto, gestante, infantil e neonatal —, o Ceará está com taxa de ocupação de 92,2%. Segundo classificação da Fundação Oswaldo Cruz taxas de ocupação iguais ou superiores a 80% são consideradas como zona de alerta crítico (vermelho). Quando são iguais ou superiores a 60% e inferiores a 80%, estão na zona de alerta intermediário (amarelo). Já as taxas inferiores a 60% são classificadas como fora de zona de alerta (verde).

Na última sexta-feira, 2, segundo informações da plataforma da Sesa às 19h07min, a fila de espera por um leito de UTI em todo o Estado contava com 529 pessoas aguardando transferência. A maior parte desses pacientes tinham mais de 60 anos de idade. Até o fechamento dessa matéria, não houve informação sobre a regulação estadual de pacientes com Covid-19 neste sábado. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ocupação UTI Covid-19 Ceará Taxa de Ocupação UTI Unidade de Terapia Intensiva Covid-19 pandemia pandemia no Ceará covid-19 no Ceará segunda onda covid-19 Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar