Com 15 mil pessoas agendadas para vacinação, movimentação nos postos de saúde é tranquila

Idosos de mais de 70 anos estão sendo vacinados em 43 postos de saúde em Fortaleza, além de oito centros

Idosos com mais de duas máscaras de proteção aguardando em filas que andam rápido. Esse foi o cenário de vacinação no posto de saúde do Pirambu, em Fortaleza. "Em nome de Jesus [nós vamos poder abraçar nossos netos]", comemoram Valdelice de Menezes Ferreira, 72, e Ednildo Soares Ferreira, 72. O casal recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira, 25, após muito tempo de espera.

LEIA MAIS | Fortaleza tem 43 postos de saúde abertos para vacinação de idosos acima de 70 anos neste feriado

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Eles chegaram a contrair a doença em 2020, no começo da pandemia, mas não procuraram uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por medo de "não voltarem". Agora, enfrentam algumas sequelas da doença, mas têm a fé renovada com a imunização. A segunda dose, contam, já está marcada para o dia 22 de abril. "Aí nós estamos libertos. Ainda que é uma das ordens, depois de tomar a segunda, nós não podemos ainda se expor, porque ninguém sabe o que vem, né?", reforça Ednildo.

Clique na imagem para abrir a galeria

A expectativa é garantir a vacinação de 15 mil pessoas no feriado da Data Magna do Ceará, atendidas entre 43 postos de saúde e oito centros - o Centro de Eventos, o Riomar Kennedy, o RioMar Papicu e os quatro Cucas de Fortaleza.

A esposa de seu Giraldo Queiroz, 72, é uma das que está sendo atendida no Riomar, enquanto ele foi agendado no posto. A vacinação para ele vem como a possibilidade de um dia retomar a sua maior paixão: caminhar até a Livraria Paulino e comprar livros. "O que eu mais gosto na vida é ler", compartilha com a reportagem. "Cê sabe o que que eu fiz? Eu escolhi 25 livros [bíblicos] meu ano passado pra relê-los. Tô terminando 25 agora", orgulha-se.

Clique na imagem para abrir a galeria

"A gente orienta as pessoas que elas realmente procurem comparecer no dia, hora e no local agendado. Se por ventura se a pessoa tiver adoecida, ela terá que vir posteriormente e vai poder procurar o mesmo local, por exemplo, com comprovante de agendamento", explica a secretária adjunta de Saúde de Fortaleza, Aline Gouveia. "Mas é importante que a gente reforce junto à população que ela procure, sim, comparecer no dia do seu agendamento, porque no outro dia que ela for comparecer, vai impactar na programação daquele local", alerta.

Apesar dos esforços do Governo do Ceará e prefeituras em conseguir mais doses de vacinas, a imunização da população continua lenta. Até essa quarta-feira, 24, apenas 6,4% da população cearense foi vacinada. Em números absolutos, são 567.602 cearenses, dos quais 199.903 já receberam a segunda dose.

Com informações da repórter Angélica Feitosa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação vacina covid-19 idosos 70 anos postos de saúde

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar