PUBLICIDADE
Coronavírus
Noticia

Pesquisador e professor Gilmar de Carvalho está internado com Covid-19; quadro é estável

Gilmar de Carvalho descobriu o diagnóstico positivo para Covid-19 após fazer teste no último dia 14

12:34 | 21/03/2021
O jornalista vinha apresentando tosse seca, estado febril e cansaço. (Foto: Deisa Garcêz/Especial para O Povo)
O jornalista vinha apresentando tosse seca, estado febril e cansaço. (Foto: Deisa Garcêz/Especial para O Povo)

O jornalista, professor e pesquisador da cultura cearense Gilmar de Carvalho foi internado por Covid-19 nesse sábado, 20. Atualmente, ele se encontra em leito de enfermaria e seu quadro é estável. Gilmar está em observação pela equipe médica e seu estado não é grave.

O jornalista vinha apresentando tosse seca, estado febril e cansaço, e descobriu o diagnóstico positivo para Covid-19 após fazer teste no último dia 14. Assim, realizou serviço de teleatendimento na rede privada para acompanhamento do seu estado de saúde. Ao fazer nova conferência virtual, foi recomendada a ida ao hospital após a percepção de que o jornalista estava se cansando muito rápido.

O estudioso está recebendo acompanhamento e serão coletados exames para novas avaliações a respeito de seu quadro. Ainda não há previsão de alta.

Gilmar de Carvalho também é escritor e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Em 2019, chegou a recusar receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC) devido à nomeação de Cândido Albuquerque como reitor da instituição. Para Carvalho, Cândido seria um “interventor” e sua nomeação teria ignorado a consulta à comunidade acadêmica.

No mesmo ano, chegou a doar arquivos de sua biblioteca pessoal para o Acervo do Escritor Cearense (AEC), onde são guardadas memórias de figuras importantes do Estado, como Antônio Girão Barroso e Natércia Campos. Correspondências trocadas com amigos, documentos históricos, livros, fotografias antigas e jornais estiveram entre os itens doados.