83,7% dos intubados por Covid no Nordeste morreram em 2020

A região é a segunda no País com a maior taxa de mortalidade em pacientes intubados, ficando atrás apenas do Norte, onde a média de mortes é de 86,7%. A média mundial de mortalidade é de cerca de 50%

Dados publicados na revista médica The Lancet Respiratory Medicine revelam que 80% dos intubados por Covid-19 no Brasil morreram em 2020. O índíce é maior ainda nas regiões Norte e Nordeste, onde a taxa de morte dos intubados é de 86,7% e 83,7%, respectivamente. A média mundial é de cerca de 50% de mortalidade. Os dados foram publicados pela BBC e estão disponíveis em inglês, na íntegra, aqui.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Um primeiro estudo foi realizado no período entre 16 de fevereiro e 15 de agosto de 2020, com análise dos dados de 254 mil internações. No segundo semestre, foram analisadas 163,2 mil internações de pacientes com Covid-19 entre 15 de agosto e 31 de dezembro do ano passado. Os dados foram obtidos pelo sistema SIVEP-Gripe, do Ministério da Saúde, que determina que todos os hospitais comuniquem internações por síndrome respiratória.

Entre as principais causas das mortes são apontadas a falta de um protocolo nacional que unifique as técnicas utilizadas e o uso de pessoal sem treinamento e experiência adequados.

"A taxa permaneceu alta ao longo do ano. Perdeu-se tempo discutindo tratamento precoce sem qualquer evidência científica e não se investiu em disseminar informação sobre tratamentos eficazes para pacientes graves, como uso de esteroides, técnicas de identificação de insuficiência respiratória, uso da posição prona e outros", avaliou Bozza, em entrevista à BBC.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Mortes intubação uti covid nordeste

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar