Aracati começa nesta sexta a vacinar pessoas acima de 60 anos contra a Covid-19

Conforme o prefeito do município, Bismarck Maia (PTB), mais de 90% da população a partir de 75 anos já recebeu pelo menos a primeira dose do imunizante

Com o avanço da imunização contra a Covid-19, o município de Aracati, localizado no Litoral Leste do Estado, começará a aplicar a vacina em pessoas com mais de 60 anos. O município pode ser o primeiro do Ceará a avançar para a 2ª fase do Plano Nacional de Imunização (PNI). Segundo o prefeito Bismarck Maia (PTB), mais de 90% da população a partir de 75 anos já recebeu pelo menos a primeira dose do imunizante. 

"Vamos fazer um mutirão. Vamos começar pelos postos de saúde da sede, que concentra 50% da população. Moram um do lado do outro, aglomerados. São oito, dez pessoas dentro de uma casa. Precisamos ir para essa população logo", detalha. O avanço será possível com a chegada do último lote da CoronaVac na última quarta-feira, 17. O município recebeu aproximadamente 1,2 mil doses. Do total, 740 serão aplicadas em pessoas a partir de 60 anos, que compõem grupo prioritário da fase 2. Com a outra parte, será feita a aplicação da dose dois de idosos com mais de 75 anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Estamos esperando no máximo na próxima semana outro lote para começar nos distritos. Temos 184 localidades entre os pequenas e os grandes, como Canoa Quebrada, Majorlândia", explica. "No grupo de 75 anos, fomos nas casas das pessoas, mesmo nos distritos mais longínquos, nas veredas. Vamos continuar com a capacidade de ir nas casas para quem tenha dificuldade de vacinação", projeta o prefeito.

Assim como em Aracati, o avanço para a fase 2 pode ser feito em outros 80 municípios cearenses, conforme a Secretária de Saúde do Estado (Sesa) divulgou nesta quarta-feira, 17. Contudo, o início do procedimento depende da logística de cada prefeitura, o que deve acontecer à medida em que novas doses chegarem ao Estado e forem distribuídas. Municípios como Fortaleza, Sobral e Caucaia ainda não têm previsão de quando vão avançar para a 2ª fase de imunização contra a Covid-19, que contempla idosos acima de 60 anos.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina fase 2 ceará vacinação covid ceará vacina covid-19 coronavírus ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar