Estamos no maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil, aponta Fiocruz

Os pesquisadores ainda defendem o distanciamento físico e social e o maior rigor nas medidas de restrição às atividades não essenciais como melhor forma de prevenção

De acordo com o boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta terça-feira, 16, o atual estágio da pandemia trata-se do maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil. A análise mostra que, no momento, das 27 unidades federativas, 24 estados e o Distrito Federal estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) iguais ou superiores a 80%.

O boletim declara, ainda, que 15 estados estão com taxas de ocupação iguais ou superiores a 90%. Em relação às capitais, 25 das 27 estão com taxas iguais ou superiores a 80%, sendo 19 delas superiores a 90%. Os dados são das secretarias estaduais de Saúde e do Distrito Federal e secretarias de Saúde das capitais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM: Covid-19: Brasil tem aumento de mortes e registra 2.841 óbitos

 

O mapeamento traz dados obtidos desde 17 de julho de 2020. Veja vídeo elaborado pela Fiocruz que demonstra as mudanças nas taxas dos estados no decorrer dos meses :

Os pesquisadores da Fiocruz reforçam que as medidas de distanciamento físico e social, o uso de máscaras em larga escala e a aceleração da vacinação continuam sendo as ações mais eficientes de prevenção e controle da transmissão do vírus.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Colapso na saúde pandemia covid-19 leites de UTI lotados Estados brasileiros crise da saúde Fiocruz

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar