PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Ceará deve receber novo lote de Coronavac na semana que vem, informa Camilo em live

O governador Camilo Santana (PT) também anunciou que os governadores do Nordeste pediram ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a compra da vacina russa Sputnik

Catalina Leite
14:15 | 13/03/2021
Em live, o govenador Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, anunciaram entrega de 30 novos leitos de Covid-19 em Limoeiro do Norte. (Foto: Reprodução/Governo do Ceará)
Em live, o govenador Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, anunciaram entrega de 30 novos leitos de Covid-19 em Limoeiro do Norte. (Foto: Reprodução/Governo do Ceará)

O governador Camilo Santana (PT) informou que um novo lote da Coronavac, vacina conta a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan com a Sinovac, deve chegar ao Ceará na próxima semana. Esse será o nono lote de vacinas para o Estado, após a entrega de 109.800 mil doses da vacina Coronavac na última quarta-feira, 10.

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) ainda aguarda a confirmação do Ministério da Saúde (MS) quanto à data de chegada e quantidade exata de doses do novo lote.

O anúncio ocorreu em transmissão ao vivo na tarde deste sábado, 13, voltado para inauguração de novos leitos para Covid-19 em Limoeiro do Norte. Nela, Camilo também explica que reuniu-se com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e os outros governadores do Nordeste na manhã deste sábado, para pedir ao Governo Federal a compra da vacina russa Sputnik.

LEIA TAMBÉM | Coronavac e AstraZeneca são eficazes contra nova variante de Manaus, apontam estudos

"Para terem uma ideia, em janeiro o Brasil recebeu aproximadamente dez milhões de doses de vacinas. Em fevereiro, tinha expectativa, pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), de uma quantidade maior que janeiro. Mas foi quase metade, mais de seis milhões de doses para o País inteiro", descreve o governador. Já para o mês de março, a expectativa era de 40 milhões de doses, mas o Brasil distribuiu apenas cinco milhões de doses até o momento.

Apesar disso, há "perspectiva positiva" de aquisição de novas vacinas a partir da semana que vem, dessa vez oriundas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que iniciou a produção de doses da vacina da AstraZeneca. Até essa sexta-feira, 12, o Ceará aplicou apenas 559.890 doses; 161.847 pessoas já receberam as duas aplicações. Os dados são da Sesa, atualizados às 12h da sexta-feira.