Assista: documentário mostra impactos sociais, econômicos e emocionais da pandemia

Em cinco episódios com menos de dez minutos, a série "Atravessar a Pandemia" é um conteúdo original da plataforma de streaming O POVO+ que conta como o coronavírus impactou cearenses em aspectos como renda, saúde mental, arte e educação.

Em ano atípico, a série "Atravessar a pandemia" conta em cinco episódios as reflexões pessoais sobre como o vírus atravessou a vida de cearenses em aspectos como renda, saúde mental e educação. Três dos cinco episódios já estão disponíveis na plataforma de multistreaming O POVO+. A cada domingo, um episódio será liberado.

Confira um dos episódios:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O episódio apresenta Lourdes, Cláudia e Dayane, mulheres que enfrentaram a ausência imediata da renda familiar enquanto precisavam manter a casa intacta. A inesperada produção de máscaras em um ateliê de costura e as assistências que mantiveram a rotina de uma mãe solteira.

Aqui assinante O POVO+ confere a série completa

Episódio 1: Impactos na família, na escola e no trabalho

Episódio 2: Impacto da pandemia em casa e na renda das famílias

Episódio 3: Como a pandemia muda os esportes e atinge a imprensa

Cinthia Medeiros, coordenadora do projeto e jornalista do O POVO, conta sobre o processo criativo da série. "Queríamos refletir sobre um período através de pessoas comuns, que de fato viveram isso em diferentes formas e em diferentes desafios", conversa. "Isso tem gerado uma empatia muito grande. Não tem como você não se identificar com essas experiências."

CONFIRA O ESPECIAL DE UM ANO DA PANDEMIA

Arthur Gadelha, produtor e repórter no documentário, admite que não foi fácil a sistematização do projeto. Além das devidas preocupações com os cuidados tanto com a equipe do O POVO como com os entrevistados, houve a sensação de externalizar a urgência do conteúdo. "Sempre tivemos em mente que isso não tinha acabado. Tanto que o olhar da série é de olhar para o passado e perceber que aquilo ainda é o nosso presente", explica.

Episódios

Em menos de dez minutos, os episódios da série compartilham experiências únicas e de alta relevância mesmo após um ano da pandemia decretada mundialmente. Em cerca de sete minutos conhecemos a história de Mabelle, Natanael e Esther - três cearenses afetados na perspectiva do estudo e do trabalho na pandemia. "De que forma cada uma dessas experiências [na pandemia] tocou a vida dessas pessoas?", questiona Cinthia.

A resposta segue nos episódios dois e três, lançados neste mês. É fato que mulheres foram algumas das mais afetadas pelo vírus - tanto em casos de adoecimentos quanto em renda - e o inesperado uso do ateliê de criação de mãe e filha para a costura de máscaras de tecido foi uma forma de se reinventar nas vendas. Já Dayane se viu na berlinda de ter que equilibrar quatro filhos e uma neta recém-nascida em meio ao desemprego e recebimento de auxílios governamentais.

Considerada como serviço essencial, a imprensa também é um fator-chave no documentário. Pelo olhar de dois profissionais do O POVO, a repórter Ana Rute Ramires e o fotojornalista Aurélio Alves compartilham as dificuldades da cobertura de uma crise de saúde estadual. Inclusive, o esporte nunca fica de fora: o Estádio Presidente Vargas entrelaça as histórias do fotojornalista e do gandula Tales Félix.

Nos dois episódios seguintes, a saúde mental, como artistas cearenses precisaram se reinventar e a fala de profissionais de saúde finaliza o documentário, com lançamentos previstos para os próximos dias 15 e 22, respectivamente. "O objetivo da série é, de fato, compartilhar através da fala dessas pessoas os sentimentos que passaram, mas também mensagens de esperança", acrescenta a diretora.

Atravessar a Pandemia

ONDE: O POVO + (disponível para Android e iOS)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

séries documentários O POVO mais vacina imunização vacinação covid grupos prioritários vacina covid coronavírus vacina em fortaleza vacina covid-19 vacina coronavirus ceará coronavírus fortaleza decreto ceara vacinometro ceará o povo conteúdo original o povo conteúdo original o povo mais opovo +

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar