"Todo dia, o número de pessoas com suspeitas de Covid-19 é muito alto", alerta Sarto

Redes de saúde de Fortaleza e do Estado têm investido na ampliação de leitos

A expansão da rede de saúde para enfrentar a Covid-19 está acontecendo "em níveis muito maiores do que em 2020 e mesmo assim a circulação viral permanece crescendo". É o que chama a atenção do prefeito José Sarto. "Todo dia, temos medido nos postos, Upas e hospitais; e a quantidade de pessoas que procuram a saúde por uma suspeita de Covid-19 é muito grande. Por isso que é importante obedecer o isolamento e o uso de proteção individual", afirma. O alerta foi feito em transmissão ao vivo na manhã desta quarta-feira, 10, enquanto o prefeito visitava o Hospital da Mulher, no bairro Jóquei Clube.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Esse hospital, como todos os outros da rede municipal, está em expansão dos leitos que são oferecidos aos pacientes com Covid-19", destaca. No Hospital da Mulher, seis novas vagas de enfermaria foram disponibilizadas de ontem para hoje. A unidade tem hoje, no atendimento a pacientes com o coronavírus,  114 leitos, sendo 10 de UTI adulto e 10 de UTI neonatal. Na próxima segunda-feira, a unidade deve receber mais 13 leitos de enfermaria.

Sarto enfatiza ainda que o Município implementou nas últimas semanas 170 leitos de observação e que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cristo Redentor deverá receber de 20 a 25 leitos do tipo, instalados em um anexo em construção. "Só a rede municipal de Fortaleza já disponibilizou 644 leitos. Nós chegaremos em breve, nessa semana próxima, a ultrapassar o número de leitos oferecido no pico passado da pandemia", afirmou.

Nessa terça-feira, 9, 20 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI foram aberto no Instituto José Frota (IJF 2).

Rede estadual: 145 leitos em três dias

 

De segunda para terça-feira, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) abriu mais uma ala com 37 leitos de enfermaria e uma nova unidade de UTI com 20 leitos. Também na terça-feira, 9, 30 leitos de tratamento intensivo foram abertos e já começaram a receber pacientes. 

Ainda na tarde de terça-feira, o município de Iguatu ganhou 21 novos leitos exclusivos para Covid-19, sendo 14 leitos de enfermaria e sete de UTI semi-intensiva. Com essas novas unidades, a rede de saúde do Governo do Ceará passou a contar com o total de 1.013 leitos somente de UTI e mais 2.527 mil de enfermaria

Nesta quarta-feira, o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara ganhará reforço de 37 leitos de enfermaria. Todos estão destinados a atender exclusivamente pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.

Ainda para esta semana, há previsão de abertura de novos leitos no Hospital Leonardo Da Vinci.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ampliação de leitos Ceará Covid-19 leitos UTI enfermaria ampliação leitos rede municipal Fortaleza coronavírus novos leitos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar