Ceará deve ter cinco novos hospitais de campanha contra a Covid-19 nas próximas semanas

A decisão é motivada pelo agravamento da situação da pandemia

O Ceará implementa nas próximas semanas cinco novos hospitais de campanha para receber pacientes com a Covid-19. As unidades serão instaladas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Messejana e Praia do Futuro, em Fortaleza; em Sobral, em Quixeramobim e em Juazeiro do Norte. O chamamento público para a contratação imediata de estrutura das cinco unidades foi publicado no Diário Oficial do Estado dessa quarta-feira, 3.

A decisão é motivada pelo agravamento da situação da pandemia, que levou o governador Camilo Santana a decretar, a partir de sexta-feira, 5, lockdown em Fortaleza. A medida está sendo aconselhada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) aos demais municípios do Estado em que está vigente o toque de recolher.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Cada hospital deverá contar com aproximadamente 40 leitos e equipamentos apropriados para as internações. O chamamento especifico ainda inclui instalação hidráulica e elétrica, bem como destinação de dejetos, banheiros, sanitários e infraestrutura de oxigênio.

As propostas devem ser apresentadas, com a documentação de habilitação, em até cinco dias corridos a partir dessa quarta-feira, 3. Encerrado o prazo, as propostas serão ordenadas na ordem crescente dos preços ofertados e aceitáveis. Será aceita a proposta de menor preço, desde que em conformidade com o contido no Termo de Referência.

Após a contratação e assinatura das ordens de serviço, as unidades deverão ser instaladas no prazo de 15 dias.

Hospitais de campanha

 

Nas últimas semanas, hospitais de campanha da rede pública e privada montados em municípios do Ceará voltaram a ser reabertos ou a receber pacientes com Covid-19. Das 11 unidades do tipo que o Ceará teve na primeira onda, apenas duas permanecem desativadas: a do Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, e a municipal de Juazeiro do Norte.

O hospital de campanha da Unimed Fortaleza foi reativado em fevereiro. Outro equipamento que reabriu foi o Hospital Municipal de Campanha de Sobral Dr. Francisco Alves. Em Caucaia, a unidade de campanha do Hospital Abelardo Gadelha permanece ativa desde o ano passado.

Nenhum dos seis hospitais de campanha instalados pela Sesa em 2020 foi desmontado. As unidades voltaram a receber pacientes com Covid-19, embora, em meses anteriores, fossem destinados a outros tipos de atendimento da doença, como pacientes em quarentena e contactantes de pessoas infectadas, ou mesmo servindo como ambulatório para acompanhamento de pacientes. O quantitativo de pacientes acolhidos não foi informado.

Tais unidades contêm leitos de enfermaria e foram estruturados ao lado de hospitais da rede estadual. Desses, quatro ficam em Fortaleza: Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital São José (HSJ) e Hospital de Messejana (HM). Outros dois, no Interior: um fica anexo ao Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, e outro ao Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

hospital de campanha covid ceara cinco hospiatais campanha upa sobral quixeramobim juazeiro do norte praia do futuro messejana

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar