Bolsonaro volta a defender uso de cloroquina contra Covid-19: "por que não tomar?"

Na ocasião, o presidente também reconheceu a eficácia do tratamento precoce contra a doença e defendeu a prescrição de medicamentos fora da bula

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a defender o uso de medicamentos sem eficácia científica comprovada no tratamento contra a Covid-19, em conversa com apoiadores na manhã desta segunda-feira, 1°. “Esses medicamentos - hidroxicloroquina, ivermectina e Annita - não têm efeito colateral. Por que não tomar?”, disse o chefe do Executivo, que também reconheceu o tratamento precoce no combate à doença.

A afirmação do presidente contraria as recomendações de autoridades da saúde e sanitárias que não indicam o uso desses medicamentos para o tratamento da Covid-19, podendo estes causar reações adversas quando usados sem receituário médico e para funções não indicadas na bula. O presidente, por sua vez, defende a prescrição off-label, isto é, fora da bula, na justificativa de ser um direito do médico preceituar o tratamento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“É um direito do médico trabalhar off-label, né? Quando tem matérias na imprensa que falam que tem tratamento em outros países, a gente manda embaixador confirmar, né. Alguns países têm confirmado tratamento precoce que tem dado certo. O que mandei confirmar agora é Coreia do Sul, que seria com a cloroquina”, declarou.

Leia Mais | Com estudo global, OMS conclui que remdesivir e hidroxicloroquina não têm eficácia para tratamento de Covid-19

110 mil comprimidos: Ceará foi 7º do País que mais recebeu cloroquina do governo Bolsonaro

Bolsonaro ainda deu a entender que a recusa a esses tratamentos seria intencional e em favor do aumento de óbitos pela doença. “Parece que quanto mais morrer, melhor para alguns setores da sociedade brasileira”, declarou ele.

Grande aposta de Bolsonaro contra o novo coronavírus, milhões de comprimidos de hidroxicloroquina permanecem encalhados no Ministério da Saúde e em hospitais de municípios em todo o País. Os medicamentos foram doados pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pela farmacêutica Sandoz.

Enviados ao Brasil em lotes de 100 comprimidos, o fracionamento pode representar ainda uma despesa para os governos estaduais. Em reunião no último dia 17, o Ministério da Saúde sugeriu que os estados assumam os custos com a divisão e o empacotamento da dose indicada para cada paciente em tratamento contra a Covid. A ideia não foi bem recebida pelos secretários estaduais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

presidente jair bolsonaro hidroxicloroquina tratamento cloroquina covid-19 bolsonaro covid-19 cloquina

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar