Em reunião com 170 prefeitos, Camilo pede união para seguir medidas contra a Covid-19

Durante o encontro virtual, o governador também apresentou dados relativos aos casos confirmados de Covid-19 no Estado e conversou sobre o envio de novas doses da vacina

O governador Camilo Santana se reuniu, de forma virtual, com mais de 170 prefeitos cearenses nesta quinta-feira, 18, para apresentar o novo decreto estadual e deliberar sobre o combate à Covid-19 no Estado. Camilo pediu a união dos gestores municipais no cumprimento das medidas, incluindo o toque de recolher entre 22h e 5 horas do dia seguinte. Ele também informou que os municípios podem adotar outras regras mediante a necessidade dos indicativos sanitários de cada região.

LEIA MAIS | Toque de recolher: Quem precisar sair de casa durante período deve andar com documentos

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“O objetivo dessa reunião é para alertar aos senhores e senhoras que o momento é grave e precisamos da cooperação de todos. As medidas que anunciamos ontem (quarta, 17) têm como objetivo reduzir a circulação de pessoas nas cidades, preservando a vida dos cearenses”, disse o governador durante a reunião, que também contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela; do presidente da Assembleia, Evandro Leitão; e dos secretários da Casa Civil, Chagas Vieira, e da Saúde, Dr. Cabeto.

Camilo ressaltou a relevância do isolamento social frente ao aumento de casos na Capital e outros municípios cearenses. “A única forma que a gente tem de reduzir a contaminação e a propagação desse vírus é através das medidas de isolamento social. É reduzindo o fluxo e cumprindo a obrigatoriedade do uso da máscara, utilizando barreiras sanitárias em todos os municípios. Lembrem de colocar a atenção básica para atender a população nos primeiros dias de sintomas”, alertou.

Camilo Santana acompanhado de Izolda Cela, Evandro Leitão, Chagas Vieira e Dr. Cabeto em reunião com 170 prefeitos cearenses
Camilo Santana acompanhado de Izolda Cela, Evandro Leitão, Chagas Vieira e Dr. Cabeto em reunião com 170 prefeitos cearenses (Foto: Governo do Estado do Ceará)

Para complementar, Dr. Cabeto apresentou dados relativos às unidades sanitárias do Ceará, incluindo o processo de expansão dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Até o fim de fevereiro, a expectativa é chegar a 703 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid-19. O secretário da Saúde anunciou ainda que ocorrerão, durante a próxima semana, reuniões com os secretários municipais sobre os protocolos de atendimento aos pacientes.

LEIA MAIS | Com novo decreto, saiba o que pode funcionar após as 20 horas

Ainda durante a reunião, Camilo apresentou a conversa que teve com outros governadores estaduais e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre o envio de novas doses da vacina contra Covid-19. “Estamos recebendo as vacinas e imediatamente repassando aos municípios, mas ainda é muito pouco, por isso aguardamos que o envio de novos lotes e o calendário de vacinação prometido pelo ministério da Saúde sejam cumpridos. Acreditamos que, até o final de março, começo de abril, conseguiremos vacinar todos os idosos, além dos mais vulneráveis em todo o Ceará”, anunciou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

camilo reunião prefeitos cearenses novas medidas sanitárias ceará novo decreto covid-19 ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar