"É hora de união, de exigir um pouco mais de esforço", diz secretário da Saúde sobre novas medidas

Momento de união.Para sobrevivência

As novas medidas de combate à Covid-19 em Fortaleza foram anunciadas na última terça-feira, 2, para evitar o aumento de casos da doença na Capital. O titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Carlos Roberto Martins, Dr. Cabeto, fez um apelo, nesta quinta-feira, 4, para que as medidas sejam cumpridas em todo o Estado. "Nós temos uma preocupação de que, antes de tudo, as pessoas precisam sobreviver. É hora de união, de exigir um pouco mais de esforço", disse, em vídeo compartilhado nas redes sociais.

O secretário avalia que o único jeito de evitar um caos de números da doença no Ceará, como foi registrado em Manaus, no Amazonas, é exigir mais esforços da população cearense. "Nós não podemos nos aglomerar. Para isso, os jovens precisam entender que agora é um momento de restrição, que a gente não pode fazer festas clandestinas nem se aglomerar nos bares. Falta pouco, e esse pouco você ajuda a ser mais rápido, que a gente não tenha esse caos que foi estabelecido em Manaus", explicou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além dos esforços para garantir que a população siga as novas medidas do decreto, o secretário ressalta o processo de imunização contra a Covid-19 no Estado. "Nós iniciamos a vacinação, estamos conseguindo ampliar o número de vacinados a cada dia. Estamos esperando uma produção maior desse programa nacional de imunização, uma oferta maior de vacinas para que a gente possa chegar mais rápido nas pessoas de risco".

O Estado recebeu 223.605 doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Além da CoronaVac, 72.500 doses de outro imunizante, este produzido pela Universidade de Oxford com o laboratório AstraZeneca, também chegaram ao Estado no dia 23 de janeiro."Eu sei que determinadas áreas têm sofrido mais, estamos falando aqui dos artistas, empresas de entretenimento, dos restaurantes, mas eu tenho certeza que com isso nós vamos passar mais rápido e que em poucos meses vamos estar em uma situação muito melhor", disse o secretário da Saúde.

Entre as novas medidas estabelecidas no novo decreto estão o funcionamento de atividades não essenciais entre 6h e 20h. Os setores como bares, restaurantes e academias estão incluídos. "Não cabe aqui uma notícia para apavorar ninguém, cabe aqui um estímulo à solidariedade, nós acreditamos em vocês. Um apelo com humildade, responsabilidade, de quem tá vivendo isso e quem conhece os números", pontua. (Mirla Nobre)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

SECRETARIO SAUDE CEARÁ COVID-19 MEDIDAS COMBATE COVID-19 CEARÁ MENSAGEM SECRETÁRIO SESA COVID-19 NOVO DECRETO COVID-19 FORTALEZA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar