Camilo diz que quer adquirir CoronaVac diretamente com Butantan: "Voltei a formalizar interesse do Estado"

Governador do Ceará segue a atitude de outros governadores estaduais, que estão pressionando o Ministério da Saúde em relação à compra de mais doses da vacina contra Covid-19

O governador Camilo Santana (PT) anunciou na noite desta quinta-feira, 28, que oficializou ao Instituto Butantan seu interesse em adquirir doses da CoronaVac sem a intervenção do governo federal para o Ceará. “Só descansarei quando todos o cearenses estiverem imunizados”, disse ele em publicação no Twitter.

LEIA TAMBÉM | Ceará ultrapassa 369 mil casos confirmados de Covid-19

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Mais de 68 mil pessoas são vacinadas contra Covid-19 no Ceará; 30,8% das doses foram aplicadas

Camilo segue a atitude de outros governadores estaduais, que estão pressionando o Ministério da Saúde em relação à compra de mais doses da vacina contra Covid-19. Outras gestões também se movimentam para adquirir as doses de forma independente. Segundo apuração do portal O Globo, 15 estados estão em negociação para comprar os imunizantes.

Representando o Fórum de Governadores, o governador do Piauí, Wellington Dias, demandou um posicionamento do governo federal em nota divulgada nesta quinta-feira, 28.

"O governo federal precisa dizer o que vai comprar, quanto vai comprar e de quem vai comprar as vacinas para imunização de mais de 220 milhões de brasileiros", disse, complementando: "Pois, caso o governo não apresente um cronograma que atenda à demanda de imunização dos mais de 220 milhões de brasileiros, os governadores, através do Fórum Nacional de Governadores e Consórcio Nordeste, irão se movimentar para comprar as doses necessárias".

Outra cobrança dos gestores estaduais é que a esfera federal faça um "afinamento do diálogo" com a China e garanta o cronograma de entrega de 200 milhões de doses de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para confecção de vacinas pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan. Os governadores pedem ainda que o governo "abra diálogo" com a Rússia para aquisição da Sputnik V.

Atualmente, o Ministério da Saúde já disponibilizou pouco mais de 12 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Dessas, dois milhões são da vacina da Oxford, e 10,1 milhões da CoronaVac. Segundo estimativa do próprio governo, seriam necessárias cerca de 31,1 milhões de doses para dar conta da primeira fase de imunização no país.

— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) January 29, 2021

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

camilo adquirir doses vacina camilo santana governadores querem vacina covid-19 governo federal sem posicionamento

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar