Vacinação em Fortaleza: até a próxima semana, atendimento domiciliar será de 2 mil por dia

Através de rotas, a Secretaria articulou a imunização e pretende até a próxima semana ter cerca de 70 equipes, com capacidade para atender a 2 mil domicílios por dia

A titular da Secretaria de Saúde de Fortaleza (SMS), Ana Estrela, apresentou balanço de vacinação em domicílio e na Capital em transmissão nas redes sociais nesta quarta-feira, 27. No primeiro dia de vacinação em casa, cerca de 97 residências estarão sendo visitadas até o fim do dia para aplicação da primeira dose da vacina Astrazeneca/Oxford. Através de rotas, a secretaria articulou a imunização e pretende, até a próxima semana, ter cerca de 70 equipes com capacidade para atender a 2 mil domicílios por dia.

A previsão é de que a vacinação comece em bairros selecionados, que apresentem aumento no índice de casos da Covid-19 e com alta taxa de transmissão e óbitos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Fortaleza já recebeu duas vacinas contra a Covid-19: Coronavac, com 37.818 doses - vacina em duas doses, com 28 dias. "Quem já recebeu essa vacina, fique tranquilo: a segunda dose está guardada", informou a titular. A Coronavac segue sendo aplicada em profissionais da linha de frente de saúde, através de 79 equipes estamos vacinando nos locais de trabalho dos profissionais da saúde, através de outras 79 equipes.

Já a segunda dose recebida pela Secretaria foi a da Astrazenca/Oxford, com um total de 25.460 doses - vacina também aplicada em dois intervalos de tempo, entretanto, com três meses de diferença entra a primeira e a segunda dose. Segundo a titular da SMS, Fortaleza receberá em tempo hábil um novo lote do antídoto em três meses, sendo possível aplicar todas as mais de 25 mil doses. Ela será aplicada em idosos acima de 75 anos acamados e que fazem parte do grupo prioritário. 

 

25 mil doses já aplicadas

 

Mais de 25 mil doses da vacina já foram aplicadas em Fortaleza, conforme os critérios determinados. "Nesse momento em que não temos vacina para todos, temos que priorizar. A vacina chegará para todos os grupos e em breve todos serão contemplados", destacou Ana. O agendamento para este grupo segue sendo realizado pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza (disponível para todos os sistemas operacionais) e pelo site Vacine Já.

Segundo a secretária, existiu uma expectativa por parte do Ministério da Saúde (MS) em disponibilizar um aplicativo para organizar os profissionais e os agendamentos. Entretanto, isso não aconteceu, o que causou congestionamento e falhas no aplicativo VacineJá.

"Nós acolhemos os idosos que se deslocaram ao Centro de Eventos, para que não deixassem de ser contemplados. Mas quem não foi, fique tranquilo, pois incluiremos esses idosos nas primeiras rotas realizadas nas equipes", reforçou.

De hoje, 27, ao domingo, 31, continuarão a ser vacinados trabalhadores da saúde atuantes em hospitais. A vacinação acontece no Centro de Eventos e nas unidades hospitalares. A validação do cadastro prévio para a imunização será realizada mediante apresentação de documento de identidade com foto e comprovante profissional. No domingo, 31, um novo balanço será divulgado pela secretaria.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação fortaleza covid-19 centro de eventos vacinação contra covid-19 fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar