Covid:19: o que se sabe sobre a vacinação em Fortaleza

Confira as principais informações sobre o processo de imunização dos grupos prioritários na Capital

Quantas doses de vacina contra a Covid-19 já chegaram em Fortaleza?

No último dia 18, a Capital recebeu 21.500 doses do primeiro lote da vacina Coronavac, desenvolvidas pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, destinadas para os profissionais da Saúde atuando diretamente no enfrentamento à pandemia e para idosos em instituições de longa permanência.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na noite do último sábado, 23, foram recebidas 72.500 doses da vacina Oxford/Astrazeneca pelo Governo do Ceará. Em Fortaleza, estas doses serão destinadas aos idosos acima de 75 anos. O quantitativo destinado a Fortaleza está em definição pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

Nesta segunda-feira, 25, chegaram mais 33.200 doses da Coronavac, cuja distribuição será dada pela Sesa.

Quem está sendo vacinado neste primeiro momento?

A imunização em todo o Ceará segue o cronograma de prioridades determinado pelo Ministério da Saúde. Os primeiros a serem imunizados são os profissionais da Saúde que estão na linha de frente do enfrentamento à Covid-19.

Entre os dias 19 e 24 de janeiro, idosos que vivem em instituições de longa permanência receberam a primeira dose da Coronavac. A expectativa é que a vacinação de idosos acima de 75 anos tenha início nesta quarta-feira, 27.

Tenho mais de 75 anos, como me cadastrar para receber a vacina?

O agendamento pode ser feito por meio do aplicativo Mais Saúde Fortaleza (disponível para iOS e Android) ou pelo site Vacine Já (vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br). Nesse momento, devem ser fornecidos dados pessoais e é possível escolher entre receber a dose em domicílio ou em um drive-thru.

Para aqueles que não têm acesso a internet ou a aparelhos como smartphones e computadores, é possível que um parente ou cuidador se dirija até o posto de saúde mais próximo e cadastre o idoso.

O cadastro equivale a um agendamento?

Não. O agendamento será feito pela Secretaria de Saúde posteriormente ao cadastro e informado por meio de WhatsApp, e-mail ou ligação telefônica. Será por esses meios que o idoso saberá a data, o horário e o local (para aqueles que preferirem o sistema drive-thru) de sua imunização.

Onde serão vacinados os idosos acima de 75 anos?

Essa parcela da população receberá o imunizante em casa ou em drive-thrus, os quais ainda serão determinados pela Prefeitura. A expectativa é que a vacinação desses idosos tenha início nesta quarta-feira, 27.

A partir dos cadastros recebidos via aplicativo e site, a Prefeitura deverá organizar rotas de vacinação e também determinar quantos e quais serão os drive-thrus. A capacidade logística permite a visita de 2.100 casas por dia, conforme informou ao O POVO a secretária da Saúde do Município, Ana Estela Leite.

Tenho mais de 75 anos e fui agendado para a vacina no Centro de Eventos do Ceará. O que fazer?

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Centro de Eventos está destinado à imunização apenas de profissionais da Saúde. Assim, idosos não devem comparecer ao local.

Após erros técnicos, a plataforma de cadastro para a vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza permitiu o agendamento errôneo de 863 idosos para o Centro de Eventos. Durante a manhã desta segunda-feira, 25, uma equipe da SMS passou a entrar em contato com essas pessoas por e-mail, WhatsApp e ligação telefônica para alertar que elas não devem comparecer ao local.

No entanto, não há prejuízo para aqueles que estão se dirigindo ao local, pois estão recebendo a vacina em sistema drive-thru, a fim de garantir o cumprimento dos protocolos sanitários de distanciamento social.

Onde estão sendo vacinados os profissionais da Saúde?

Profissionais da linha de frente contra a Covid-19 começaram a ser imunizados em seus locais de trabalho. A partir desta segunda-feira, 25, contam também com o centro de vacinação no Centro de Eventos do Ceará.

Como está funcionando a vacinação no Centro de Eventos?

A partir das 13h desta segunda-feira, 25, o Centro de Eventos passa a ser local de vacinação para os profissionais da Saúde. O local vai receber os profissionais de domingo a domingo, com entrada pelo portão C. Diariamente serão 15 equipes, cada uma com capacidade para imunizar 200 pessoas, entre as 9h e as 17h.

Para receber a dose, todos devem apresentar, obrigatoriamente, documento original com foto, além de documento para comprovar que é trabalhador da Saúde. Podem ser apresentados: carteira do conselho de classe, carteira profissional, contracheque ou declaração da unidade de saúde em que atua.

Sou profissional da Saúde, como agendo minha vacinação?

Conforme a SMS, todos os trabalhadores da saúde (incluindo profissionais de apoio), podem agendar virtualmente. O agendamento pode ser feito por meio do aplicativo Mais Saúde Fortaleza (disponível para iOS e Android) ou pelo site Vacine Já (vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br). Os profissionais têm a opção de escolher data e horário para receber o imunizante.

Haverá outros centros de vacinação?

A partir da chegada dos próximos lotes de imunizantes, novos locais de vacinação serão gradativamente estabelecidos. Dentre eles, destacam-se os Cucas, o ginásio Paulo Sarasate e o estádio Presidente Vargas. "Estamos adequando a logística de acordo com a demanda dos grupos prioritários deste primeiro faseamento. Já vacinamos os idosos nas instituições de longa permanência e, a partir do recebimento de novas vacinas, anunciaremos novos calendários", afirmou o prefeito Sarto Nogueira em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, 25.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação covid fortaleza vacina butantan coronavac vacina oxford lotes vacina covid ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar