Covid-19: pelo menos 30 pacientes são testados para nova variante no CE

O secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, afirmou em coletiva na manhã desta quinta-feira, 21, que os casos da nova variante estão sendo monitorados pela pasta. Parte deles teria vindo de Manaus

Pelo menos 30 pacientes oriundos de localidades em que a nova variante de Covid-19 está em circulação estão passando por testes genéticos no Ceará, para verificar se a nova cepa também está presente no Estado. A informação foi compartilhada por Ana Beatriz da Costa Guerreiro, médica da rede municipal de Fortaleza, por meio do Twitter na noite desta quinta-feira, 21.

Mais cedo, em entrevista coletiva, o secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, afirmou que o Estado está investigando a existência de infecções pela nova variante do coronavírus. Para isso, a secretaria está avaliando os perfis epidemiológicos para saber se o comportamento do vírus e a forma clínica de apresentação está mudando.

"Estamos encaminhando para a Fiocruz a análise de algumas amostras de pessoas para que a gente possa analisar se há essa mutação encontrada fora do Brasil e em Manaus. Há muita dúvida acerca da transmissão e da gravidade", explicou.

O POVO apurou que parte dos pacientes que passam pela investigação conduzida pela pasta deixaram a cidade de Manaus para se tratar em um hospital da rede privada da Capital. O estado do Amazonas segue enfrentando grave crise com hospitais superlotados e escassez de oxigênio.

A evolução da pandemia preocupa autoridades e fez com que medidas mais restritivas fossem adotadas no Estado. O Ceará terá áreas de lazer fechadas em condomínios de praia e haverá ampliação na rede assistencial com cerca de 100 novos leitos de UTI para Covid-19 após aumento da demanda. O novo decreto recomenda ainda a não realização de viagens intermunicipais.

Total de 10.299 cearenses morreram em decorrência da pandemia do novo coronavírus, segundo dados desta noite do IntegraSUS, ferramenta da Secretaria de Saúde do Ceará. O número de casos confirmados no Estado supera a marca de 359 mil e a ocupação de leitos de UTI chega a 71%: índice de alerta considerado moderado pela Sesa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

nova variante covid-19 manaus coronavírus testes genéticos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar