Índia começa hoje a exportar vacinas contra a Covid-19; Brasil não está na lista

Desde o dia 8, Ministério da Saúde vem anunciando a aquisição de 2 milhões de doses do país

O governo da Índia anunciou inicia nesta quarta-feira, 20, a exportação de vacinas contra a Covid-19. O País sedia o Instituto Serum, maior produtor mundial de vacinas e onde estão sendo produzidas doses do imunizante desenvolvido pela farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford. O Brasil não aparece na lista dos seis países que receberão os primeiros lotes.

Em comunicado, o Ministério do Exterior indiano afirma que recebeu muitos pedidos para o fornecimento das doses produzidas em seu território. "Em resposta a esses pedidos, e mantendo o comprometimento de usar a produção de vacinas da Índia e capacidade de entrega para ajudar a humanidade a combater a pandemia de covid-19, os fornecimentos da concessão de ajuda para o Butão, Ilhas Maldivas, Bangladesh, Nepal, Myanmar e Ilhas Seychelles começarão em 20 de janeiro", diz o texto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Atraso no envio de insumos faz Fiocruz adiar vacinas de Oxford para março

A nota cita ainda que aguarda confirmações de autoridades regulatórias do Sri Lanka, Afeganistão e Ilhas Maurício para a exportação das doses. Apesar de o governo de Jair Bolsonaro afirmar há mais de uma semana que deve receber em breve o imunizante da Índia, o Brasil sequer é mencionado no comunicado.

Relações com o Brasil

O governo de Jair Bolsonaro passou os últimos meses atacando a proposta feita pela Índia ainda em 2020 para que patentes sobre vacinas fossem abolidas. A proposta foi apresentada em outubro à Organização Mundial do Comércio (OMC). A África do Sul, que ficou ao lado da Índia, assinou contrato com o Instituto Serum e deve receber 1,5 milhão de doses da vacina da Astrazeneca vindas da Índia. 

Na semana passada, após expectativa de que as vacinas fosse enviadas para o Brasil já no último fim de semana, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava, afirmou ser muito cedo para dar respostas sobre exportações das vacinas produzidas no país, já que a campanha nacional de imunização ainda está só começando.

Na segunda-feira, 18, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o governo brasileiro não recebeu até o momento uma "resposta positiva" a respeito de quando será enviada da Índia a remessa de 2 milhões de doses da vacina desenvolvida pela AstraZeneca, mas que isso pode ocorrer nos próximos dias desta semana.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

AstraZeneca oxford vacina covid 2 milhões doses india

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar