Com 164 pacientes internados e 70 em UTI, Unimed Fortaleza suspende marcação de cirurgias eletivas

Medida foi adotada pelo aumento de pacientes com suspeita de Covid-19, assim como de internações para tratar a doença. Procedimentos já agendados e cirurgias de urgência, oncológicas, cardíacas e neurocirurgias não serão afetados

Atualizado em 6/1/2021, às 15h51min

Em nota divulgada nesta quarta-feira, 6, a Unimed Fortaleza informou a suspensão temporária da marcação de novas cirurgias eletivas no Hospital Unimed. A medida vale até o fim do mês e pode ser prorrogada, caso seja necessário. Na nota, a cooperativa destaca que a medida não vai afetar os procedimentos já agendados nem as cirurgias de urgência, oncológicas, cardíacas e neurocirurgias.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Foi o recente aumento de pacientes buscando atendimento nas emergências do Hospital Regional Unimed (HRU) com sintomas de Covid-19 que levou à adoção dessa medida. O número de internações para tratamento da doença também tem aumentado.

Presidente da Unimed Fortaleza, o médico Elias Leite afirmou, por meio de perfil no Instagram, que nesta quarta-feira há 164 pacientes internados por Covid-19 no Sistema Unimed, 19 a mais do que ontem, terça-feira, 5. Nas unidades de terapia intensiva (UTI), estão 70 pacientes — 15 a mais do que o registrado na véspera, quando havia 55 pessoas.

Há também novos dois pacientes em uso de respirador, somando 35, ao todo. "Até meia-noite de ontem, atendemos no nosso hospital 191 pacientes com quadro respiratório com suspeita de Covid-19. E do meio-dia de ontem ao meio-dia de hoje tivemos 10 altas e 10 internações", complementa o médico.

Em relação às altas hospitalares, ele informou que o HRU contabiliza o total de 1.675. Somando esse número ao dos demais hospitais da rede, foram 2.566 altas de pacientes que tiveram Covid-19.

"Os números infelizmente continuam aumentando. Da parte da gente, a gente vai fazendo tudo possível para levar o melhor atendimento aos nossos clientes. Vamos ficar na batalha até o final. Temos que manter os cuidados, não dá para baixar a guarda", destacou o médico.

De acordo com ele, o recente aumento na procura por atendimento com suspeita da doença pode ser resultado das aglomerações que ocorreram no período de final de ano. Mas ele ressalta que ainda se passou pouco tempo para se perceber a  repercussão das aglomerações do Réveillon, especificamente.

Confira, abaixo, a nota da cooperativa.

Nota sobre suspensão da marcação de cirurgias eletivas

A Unimed Fortaleza informa que, em razão do aumento recente de pacientes procurando as emergências com suspeita de Covid-19, bem como de internações para tratamento da doença na rede, estão suspensas, temporariamente, a partir desta quarta-feira (06/01), a marcação de cirurgias eletivas no Hospital Unimed. A medida vale até o fim de janeiro de 2021, podendo ser prorrogada caso se faça necessário. A cooperativa reforça que os procedimentos já agendados, bem como as cirurgias de urgência, oncológicas, cardíacas e neurocirurgias não serão afetadas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cirurgias eletivas unimed fortaleza suspensão de cirurgias eletivas unimed fortaleza coronavirus unimed fortaleza covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar