Participamos do

Sarto diz que Prefeitura comprará doses para vacinar toda a população

Prefeito eleito disse que, segundo Ministério da Saúde, Fortaleza será distribuidora de vacinas no Nordeste
16:53 | Dez. 22, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O prefeito eleito José Sarto (PDT) disse que o objetivo é adquirir vacinas para vacinar todos os 2.686.612 habitantes de Fortaleza.

"Nós vamos adquirir para vacinar toda Fortaleza. Se houver disponibilidade para no primeiro lote vir para todos, mesmo que sejam vacinas diferentes", afirmou, em entrevista coletiva no início da tarde desta terça-feira, 22. "Precisamos só do registro liberado, liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e o Governo Federal está comprando, o Governo Estadual também. E nós estamos pegando carona também."

LEIA TAMBÉM |

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sarto diz que escolas municipais estão preparadas para voltar às aulas imediatamente

Aumento de passagens de ônibus é discutido por empresas com Prefeitura e transição

Sarto disse que a vacinação será feita por etapas, começando por profissionais de saúde e grupos de risco. Depois ampliará para outros grupos.

Ele disse que as vacinas que estão com melhores perspectivas para iniciar a vacinação no Brasil são a Coronavac, feita pela chinesa Sinovac, e a de Oxford, no Reino Unido, conforme ouviu na reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na semana passada.

Vacinação em casa

Sarto reafirmou o compromisso de campanha de que as pessoas de grupos de risco serão vacinadas em casa, valendo-se da expertise adquirida na vacina contra a gripe. Será domiciliar a vacinação para idosos e gestantes, segundo ele.

Fortaleza distribuidora 

Ainda resultado da conversa com o ministro da Saúde, Sarto informou que Fortaleza será um dos polos distribuidores da vacina para o Nordeste, ao lado do Recife (PE) e de Salvador (BA).

Sarto disse que está sendo feita licitação para compra de insumos — agulhas, seringas, luvas, álcool em gel. A atual gestão, segundo o prefeito eleito, está providenciando para que os postos de vacinação sejam equipados.

Refrigeração

O prefeito eleito disse ainda que o reitor Cândido Albuquerque colocou a Universidade Federal do Ceará (UFC) à disposição para armazenar as doses. A vacina, sobretudo da Pfizer, exige uma temperatura bastante baixa de acondicionamento. A UFC, conforme Sarto, tem capacidade para armazenar 40 milhões de doses.

Com informações do repórter Carlos Holanda

Ouça o podcast:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar