Participamos do

Quatro estabelecimentos em Fortaleza são autuados pela Sesa por descumprirem normas do decreto estadual

Ao todo, oito foram fiscalizados, mas quatro foram autuados: Buffet La Maison, Buffet Espaço Via Sul Festas, Jamellas Grill Restaurante Cambeba e o Boteco Praia

Atualizada às 20h02min

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) autuou, por meio da Vigilância Sanitária, quatro estabelecimentos em Fortaleza, na noite dessa sexta-feira, 11. A ação ocorreu em virtude dos locais descumprirem as normas do decreto estadual, que proíbe aglomeração no local, define o uso obrigatório de máscara e não permite shows com dança. Ao todo, oito foram fiscalizados, mas quatro foram autuados: Buffet La Maison, Buffet Espaço Via Sul Festas, Jamellas Grill Restaurante Cambeba e o Boteco Praia.

LEIA TAMBÉM | Decreto de fim de ano no Ceará: veja ponto a ponto e entenda o que muda

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O POVO procurou os estabelecimentos que foram autuados. Rafaela Arruda Castro, proprietária do Espaço Via Sul Festas, explicou que irá recorrer da autuação. "Nosso espaço é bem amplo, o evento tinha 53 pessoas, o que aconteceu foi que eles chegaram na hora do jantar, onde as pessoas estavam sem máscaras, comendo", disse a empresária. 

Já no Jamellas Grill, Jordi Costa, responsável pelo estabelecimento, disse que a fiscalização no local ocorreu de forma tranquila. "Foi tranquilo, temos que respeitar o que pediram, não tivemos nenhuma restrição de trabalho", explicou. Ao procurar o Boteco Praia, um funcionário que atendeu a ligação do O POVO informou que não havia ninguém da administração no momento para falar com a reportagem e que retornaria assim que o gerente chegasse ao local.

Procurado, o La Maison afirmou que "dispõe de todas a ferramentas para fazer as correções de protocolo". A direção comercial disse ao O POVO que "não houve nenhuma restrição" no ato da fiscalização, e que a operação se deu tranquilamente e com cooperação.

De acordo com a Sesa, é de suma importância que os estabelecimentos cumpram as regras que estão no decreto para prevenção da Covid-19. Neste sábado, 12, começou a “Operação Fim de ano Seguro” estabelecido pelo governador Camilo Santana e nessa sexta-feira, 11, no qual reforça a fiscalização para o cumprimento de medidas de prevenção à Covid-19.

A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e Ministério Público do Estado (MPCE).

LEIA TAMBÉM | Festas e eventos de fim de ano serão proibidos no Ceará; horário do comércio será ampliado


Saiba como denunciar

A população que identificar irregularidades nos estabelecimentos acerca das medidas de prevenção do novo coronavírus podem denunciar por meio dos canais de atendimento do Decon, como o email deconce@mpce.mp.br, ou pelos números:

Contatos

Decon unidade Fortaleza:
deconce@mpce.mp.br.
Telefones: (85) 99187-6381, (85) 98960-3623 e (85) 99181-7379

Unidade Sobral
Email: decon.sobral@gmail.com
WhatsApp: (88) 98863-9042 e (88) 99762-5744

Unidade Juazeiro do Norte
Email: crdjuannorte@mpce.mp.br
WhatsApp: (88) 98861-3672

Unidade Crato
Email: prom.crato@mpce.mp.br
WhatsApp: (85) 98563-2880

Unidade Maracanaú
Email: decon.maracanau@mpce.mp.br
WhatsApp: (85) 98184-9549

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar