Participamos do

Pfizer anuncia 90% de eficácia da vacina contra Covid-19 em pequeno grupo de voluntários

A farmacêutica ainda não publicou estudo com mais detalhamento dos dados. O resultado é uma análise inicial com grupo de 94 voluntários e pode mudar à medida que o número de pessoas for aumentando

O diretor executivo da farmacêutica Pfizer, Albert Bourla, anunciou em nota que a vacina contra Covid-19 desenvolvida pela empresa e pela BioNTech apresentou 90% de eficácia em um grupo de 94 voluntários. O resultado é uma análise inicial da vacina e pode mudar à medida que o número de pessoas analisadas for aumentando. O estudo foi realizado por um conselho independente de monitoramento de dados, analisando 94 pessoas entre 44 mil envolvidas no estudo.

“É importante observar que não podemos solicitar a autorização de uso de emergência da FDA com base apenas nesses resultados de eficácia. Mais dados sobre segurança também são necessários e continuamos a acumular esses dados de segurança como parte de nosso estudo clínico em andamento”, reforça Bourla.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech utiliza o mRNA (código genético) do novo coronavírus para estimular o sistema imunológico humano a produzir defesa contra o Sars-Cov-2. A tecnologia é recente e, até o momento, nenhuma vacina a utiliza. Dessa forma, se os resultados da farmacêutica continuarem satisfatórios, existe a possibilidade de que essa seja a primeira vacina do tipo na história.

O diretor executivo da Pfizer ainda informa que os dados de segurança da segunda dose da vacina devem estar disponíveis na terceira semana de novembro. “Também estamos gerando dados para mostrar que nossa vacina pode ser fabricada de forma consistente para atender aos padrões de qualidade”, afirma.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até esta segunda-feira, 9, dez vacinas estão a Fase 3 de testes. A etapa é a mais rigorosa e avalia a eficácia e segurança das vacinas candidatas em milhares de voluntários. Elas integram as 47 vacinas em estudos clínicos (em humanos) - existem ainda outras 155 em estudos pré-clínicos, que envolvem as pesquisas em laboratório e em animais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar