Participamos do

Covid-19: testagem da população começa nesta terça em 112 bairros de Fortaleza

O estudo pode terminar ainda em novembro. Objetivo é testar 3,3 mil em 112 bairros
10:27 | Nov. 03, 2020
Autor Lais Oliveira
Foto do autor
Lais Oliveira Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em sua quarta fase, a pesquisa de soroprevalência para Covid-19 em Fortaleza testará 3,3 mil pessoas de 112 bairros a partir desta terça-feira, 3, com coleta de sangue venoso e de secreção nasal pelo RT-PCR. O estudo tem previsão de ser terminado no fim do mês e deve orientar os próximos passos da retomada das atividades econômicas.

Os testes deverão apontar o atual quadro epidemiológico na Capital, além de identificar pessoas que já desenvolveram anticorpos para a Covid-19, como explica a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Estela Fernandes Leite.

"A pesquisa é aleatória porque queremos ver o retrato de toda a Cidade. Nenhum de nós quer retroceder nesse momento. A gente espera que essa pesquisa nos dê subsídio e confirme que a gente possa ou não prosseguir na retomada das atividades [econômicas] em Fortaleza", afirma.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme Ana Estela, o inquérito sorológico deverá permitir dizer com maior precisão em quais regionais ou bairros de Fortaleza podem estar ocorrendo aumento de novos casos da Covid-19.

Exames

 

O RT-PCR é realizado por meio da coleta de uma amostra de secreção do fundo do nariz por meio da introdução de um swab (cotonete), que detecta a presença do vírus no paciente. Enquanto isso, o exame realizado por meio da coleta de sangue venoso detecta os anticorpos contra o Sars-Cov-2.

A nova pesquisa de soroprevalência ocorre quando a Capital tem registrado microssurtos em alguns bairros, como Meireles, Cocó e Aldeota. Na segunda-feira, 2, cerca de 250 profissionais de saúde e de apoio envolvidos no projeto passaram por treinamento na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP).

A pesquisa é realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), pela SMS, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto Opnus. Além disso, a iniciativa reúne esforços da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

No momento da abordagem, os moradores devem assinar um termo de consentimento e respondem também a um questionário de identificação, com dados pessoais como idade, se já teve algum sintoma da Covid-19, e se possui comorbidades ou se encaixa em um dos grupos de risco para a doença.

População

 

A secretária adjunta da SMS frisa que a colaboração da população impacta diretamente no andamento da pesquisa. "Vai depender do aceite da população. Esperamos concluir até o final de novembro. Se os moradores aceitarem de pronto, isso dará uma agilidade à pesquisa", complementa.

A aposentada Doroteia Oliveira, 75, participou do estudo nesta terça-feira, 3, realizando os exames sorológicos. "As pessoas estão levando na brincadeira. Isso tudo faz com que a pandemia aumente cada vez mais, se fortifique e, consequentemente, quem vai pagar somos nós, principalmente as pessoas de grupos de risco", alertou.

Mais de 10 mil pessoas já foram testadas em fases anteriores desta mesma pesquisa. A primeira fase ocorreu entre os dias 2 e 15 de junho. A seguinte, entre os dias 13 e 20 de julho. Em setembro, jovens estudantes da rede pública e privada foram o público-alvo do estudo. Em cada um dos momentos foram testadas 3.300 pessoas.

LEIA MAIS | 3,3 mil pessoas na Capital serão testadas para estimar imunidade contra Covid-19


com informações do repórter Italo Cosme

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar