Participamos do

Secretaria da Saúde diz que repique de casos não atingiu faixa etária até 19 anos

Novo decreto do Governo do Estado flexibiliza regras de ocupação das salas de aula na Educação Infantil, Fundamental, profissionalizantes e cursos preparatórios para o Ensino Superior. Segundo a Sesa, última alta não aconteceu na faixa etária que abrange esses alunos

No mesmo dia em que o Governo do Estado publicou decreto flexibilizando as regras de ocupação de salas de aula, aumentando a proporção de alunos por sala, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) informou que o aumento de 72% no número de casos do Covid-19 na Região de Saúde de Fortaleza, anunciado na semana passada, não impactou a faixa etária até 19 anos. A Sesa disse que a decisão do decreto se baseou nos dados mais recentes.

LEIA MAIS | Todas as turmas do Ensino Fundamental podem voltar às aulas presenciais em Fortaleza e Região de Saúde de Fortaleza

Em nota, a Secretaria diz que "há constante diálogo com as instâncias envolvidas em cada fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais. Todas as fases de abertura são acompanhadas observando-se as mudanças nos indicadores. Não houve mudança de tendência em relação aos casos na faixa etária até 19 anos após a reabertura das escolas."

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Região de Saúde de Fortaleza corresponde a 43 municípios, incluindo, além da Capital, Eusébio, Itaitinga, Itapipoca, Redenção e Cascavel. O novo decreto, publicado neste domingo, 25, autoriza aulas presenciais do 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental com 35% da capacidade de alunos; retorno de todas as turmas do Ensino Fundamental e aumento da capacidade do Ensino Infantil, de 50% para 75%.

O decreto ainda atualizou a capacidade das turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, com aumento de 35% para 50%. A partir do atual decreto, o último ano de ensino profissionalizante e cursos preparatórios para o Ensino Superior estão com funcionamento permitido a partir de hoje com 35% da capacidade.

Repercussão

O Sindicato dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (Sinepe-CE) comemorou a decisão do Governo. Por meio de nota, os representantes das escolas particulares ainda acrescentaram que torcem para que nos próximos dias ocorra a liberação dos ensinos Médio e Superior.

"Sabemos que, neste momento, essa decisão do governador é uma decisão corajosa que vem em um momento em que Fortaleza está experimentando uma leve alta no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas".

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) também divulgou nota dizendo que mantém o diálogo com a rede escolar do Estado para que o retorno presencial das escolas seja possível. "Sempre primando pelo diálogo em suas decisões, a Secretaria da Educação está em conversa com os diversos atores que representam a rede de escolas públicas estaduais (conselho escolar, grêmio estudantil, professores, gestores escolares e comitês escolares) para decidir a melhor data para o retorno presencial das escolas".

Ao mesmo tempo, a Seduc afirma que tem trabalhado para ampliar o monitoramento das escolas para buscar garantias de que a retomada das aulas seja feito de maneira segura. Segundo a pasta, isso vem sendo realizado considerando o contexto de cada unidade de ensino, "a fim de promover o ensino público de qualidade e de forma equitativa".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar