Participamos do

Anticorpos do novo coronavírus podem durar até sete meses, diz estudo

Para os resultados, a pesquisa levou em conta a sorologia de mais de 200 voluntários que contraíram a Covid-19 durante esses sete meses
22:25 | Out. 23, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Fmul) aponta que os anticorpos do novo coronavírus podem durar até sete meses. A pesquisa que vem sendo realizada desde março deste ano, ainda revela que a doença também pode afetar a produção de anticorpos, responsáveis por garantir a defesa do organismo. As informações são do portal Exame.

Para os resultados, o estudo levou em conta a sorologia de mais de 200 voluntários que contraíram a Covid-19 durante esses sete meses. Além deles, mais 300 pacientes de hospitais e profissionais da saúde também participaram da pesquisa. As análises apontaram que os anticorpos foram detectados de quatro dias até sete meses em 90% dos casos.

Os pesquisadores observaram que, na fase aguda a resposta do sistema imunológico do corpo humano, a produção de anticorpos era maior em pacientes que apresentavam casos graves da doença. Entretanto nenhuma diferença relevante entre idade foi encontrada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o coautor do estudo, Marc Veldhoen, o sistema imunológico do ser humano reconhece o vírus como prejudicial e produz anticorpos contra ele, com intuito de combatê-lo. O cientista revela que os resultados mostram um padrão de aumento dos anticorpos nas primeiras três semanas e depois dos sintomas da doença. Após isso, ocorria uma redução.

O estudo tem parceira com Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST). Outro ponto avaliado pelos pesquisadores foram a função dos anticorpos na neutralização do vírus. Os resultados mostraram que os anticorpos eram neutralizantes fortes.

Nos próximos meses, o objetivo é continuar o monitoramento nos pacientes para entender melhor quanto tempo os anticorpos podem realmente durar e quando o risco de reinfecção pode ser apresentado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar