Participamos do

Camilo aumenta restrições em municípios com maior aumento de casos de coronavírus

Decisão foi tomada durante reunião do Comitê da Saúde, realizada neste sábado, 17
17:52 | Out. 17, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O novo Decreto Estadual, que entra em vigor na próxima segunda-feira, 19, vai aumentar as restrições em munícipios cearenses que apresentam uma elevação no números de contaminações por Covid-19. A decisão foi tomada durante reunião do Comitê da Saúde, realizada neste sábado, 17, e divulgada por meio da página oficial do governador do Estado, Camilo Santana.

De acordo com a autoridade estadual, o aumento do número de casos nesses munícipios estaria acontecendo devido a fatores como o "desrespeito às normas sanitárias" praticado em alguns atos de campanha política. Camilo informou que enviou um ofício ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) solicitando providências para "prevenir e fazer cessar" essas ações.

Camilo não citou quais eram os municípios com aumento de casos. No entanto, o boletim epidemiológico divulgado pela Secretária da Saúde do Ceará (Sesa) nessa sexta-feira, 16, apontou que essa elevação ocorreu em regiões como Baturité e Icó, que apresentaram acréscimo do número de casos nas últimas semanas de 5,9% e 26%, respectivamente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além disso, o Plano de Reabertura das Atividades Econômicas deve seguir sem avanço pela segunda semana consecutiva. "Continuaremos agindo sempre com toda prudência e responsabilidade para que não haja retrocesso no plano", afirmou o governador.

 

Controle no Aeroporto de Fortaleza

Camilo também informou que enviou ofícios a órgãos do Governo Federal, solicitando "reforço nas ações de controle sanitário no Aeroporto de Fortaleza, especialmente em relação aos voos internacionais". A medida, segundo a autoridade, foi tomada devido ao aumento de casos da doença na Europa e nos Estados Unidos (EUA).

"O pedido a esses órgãos deve-se ao fato do aeroporto ser um espaço de controle federal. Ao mesmo tempo coloquei toda a estrutura do Governo do Estado à disposição para o que for necessário nessas ações que visam a proteção da população cearense", destacou Camilo.

Leia também: Passageiros que chegarem ao Ceará em voos internacionais serão testados

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar