Participamos do

Regras para retomada de shows, festas e eventos socais em Fortaleza serão divulgadas nesta semana

Sesa começa a definir protocolo para retomada responsável de shows e festas na Capital e cidades da macrorregião de Saúde
13:56 | Out. 05, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) vai homologar as regras sanitárias para shows, festas e eventos sociais, liberadas em Fortaleza e macrorregião de Saúde. O protocolo será divulgado até a próxima sexta, 9. Novo Decreto foi publicado pelo Governo do Estado no último dia 3, e inclui congressos e competições esportivas. Ainda assim, o isolamento social fica prorrogado no Estado até o próximo dia 11.

O Decreto prevê que festas, eventos sociais e shows podem ser realizados com até 200 pessoas em ambientes abertos e passam a ser liberados eventos esportivos com até 300 pessoas em ambiente aberto e 200 em ambiente fechado, sendo vedada a presença do público. No entanto, a Sesa precisa autorizar a realização desses eventos. Também é necessário que sejam atendidas as regras sanitárias que serão divulgadas pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), após homologação da Sesa.

LEIA TAMBÉM | Programação de reabertura do Cinema do Dragão terá mostra de Krzysztof Kieslowski

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda assim, continuam vedadas as aulas presenciais em universidades e em algumas séries das redes de ensino público e privado do Estado, além do funcionamento de bares. O texto diz que o desempenho de quaisquer atividades já liberadas deverá guardar absoluta conformidade com as medidas sanitárias previstas nos correspondentes protocolos gerais e setoriais, devidamente homologados pela Sesa.

Norte, Sertão Central e Litoral Leste

 

A determinação para os municípios das Regiões de Saúde Norte, do Sertão Central e do Litoral Leste/Jaguaribe é que permaneçam na Fase 4 do processo de retomada. Fica antecipado o horário de abertura dos shoppings centers para as 10 horas e a capacidade de atendimento aumenta para 50%. Parques de diversão e atrações em espaços abertos ao ar livre terão funcionamento com capacidade limitada a 30%.

Aulas e treinamentos de natação em espaços abertos ao ar livre está com capacidade limitada a três alunos a cada 50m. Além disso, as aulas presenciais para os discentes de formação, habilitação e qualificação de cursos em andamento junto à Academia Estadual de Segurança Pública, ficam liberadas se for entendido que é inviável a realização das aulas remotamente. Nas academias, a capacidade sobe para 50%.

Cariri

 

Nos municípios que compõem as Regiões de Saúde do Cariri, passam a ser autorizados o funcionamento de escolas de músicas, danças e outras aulas individuais ou em grupo, mas sem contato físico. Também fica proibido o compartilhamento de equipamentos entre os alunos. Artes marciais estão liberadas em academias, necessariamente respeitando os espaços individuais.

O Decreto assinado pelo governador Camilo Santana destaca ainda que o desempenho de atividades já liberadas deverá continuar de acordo com as medidas sanitárias previstas no Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar