Participamos do

Juntos há 70 anos, idosos se reencontram após serem separados pela Covid-19 no Ceará; veja vídeo

Internados desde meados de setembro, Joaquim Severino da Silva, de 97 anos, e Josefa Pereira da Silva, 90 anos, protagonizaram um reencontro emocionado, ainda dentro do hospital

A história de companheirismo de um casal de idosos emocionou a equipe do centro de Covid-19 do Hospital Regional do Cariri (HRC), interior do Ceará, nesta semana. Juntos há 70 anos, eles haviam sido separados no dia 18 de setembro após ambos apresentarem sintomas da Covid-19.

VEJA VÍDEO DO REENCONTRO


70 ANOS DE COMPANHEIRISMO

Joaquim Severino da Silva, de 97 anos, deu entrada no HRC apresentando febre, tosse e cansaço. Com as queixas e por ser considerado do grupo de risco, ele precisou ser internado e teve que se separar da esposa, Josefa Pereira da Silva, de 90 anos.

Dois dias depois, no dia 20 de setembro, Josefa foi encaminhada de uma unidade de saúde do interior para o HRC por ter tido diagnóstico positivo para a nova doença. Apesar de terem sido encaminhados para o mesmo hospital, eles não informaram a equipe de saúde sobre o fato de seus cônjuges estarem em tratamento no mesmo local.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Moradores da cidade de Milagres, localizada a 50km de Juazeiro do Norte, município onde foram internados para receberem cuidados após infecção pela Covid-19, eles não mantiveram contato entre si durante a estadia no HRC.

O reencontro foi possível depois que equipe de assistência social do hospital descobrir que se tratavam de marido e mulher. Diante da informação sobre a relação de décadas, os próprios funcionários do hospital ajudaram a colocar Joaquim e Josefa juntos mais uma vez. 

Joaquim foi conduzido por funcionários do hospital pelos corredores da unidade até o leito onde estava sua esposa. Ao se deparar com Josefa, foi impossível conter a emoção. Em meio às lágrimas e um largo sorriso, Joaquim abraçou sua esposa que também se emocionou ao vê-lo.

“É seu véio, Josefa. Eu tô aqui, e tô muito satisfeito de ver você aqui”, comentou Joaquim ao rever a companheira com quem teve sete filhos. Ele desejou ainda uma boa recuperação para sua esposa e garantiu a ela que em breve estariam de volta para suas casas. Dentre os agradecimentos, Joaquim ainda se emocionou ao falar do carinho que estava recebendo dos funcionários do HRC.

“Tudo isso aqui é coisa de Deus, minha velha. É tanta gente cuidando da gente, e não se preocupa que você vai ficar bem logo. E eu tô ali ó, no outro quarto te esperando”, completou. O reencontro do casal foi marcado ainda por aplausos e felicitações por parte da equipe de saúde do hospital.

Dias depois do reencontro, Josefa recebeu alta da unidade, retornando para casa na última quinta-feira, 1º, enquanto seu marido continuava internado no HRC para finalizar o tratamento contra o novo coronavírus.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar