Participamos do

Mortes por Covid-19 em Fortaleza seguem em "trajetória descendente", aponta Secretaria da Saúde

Desde a primeira semana de agosto a média móvel diária de mortes por coronavírus na Capital pode ser considerada estável
18:57 | Set. 25, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Municipal da Saúde (SMS) nesta sexta-feira, 25, confirma a continuidade da tendência de queda de mortes por Covid-19 na Capital cearense. De acordo com a o informe, o número de óbitos pela doença em Fortaleza permanece em "trajetória descendente", com raros eventos de concentração de falecimentos, fato que reflete a atual "transmissão residual" do novo coronavírus na cidade.

Os dados analisados dizem respeito ao período entre as Semanas Epidemiológicas 34 e 38 (16/08 a 19/09). Mapa aponta que nesse intervalo foram identificadas 73 mortes georreferenciadas por Covid-19 em Fortaleza. Os indicadores relacionados a óbitos causados pelo vírus começaram a cair a partir da última semana de maio, após o pico da pandemia ocorrer, e seguiram em desaceleração até entrar em estabilidade em julho.

De acordo com a boletim, desde a primeira semana de agosto a média móvel diária (7 dias) de mortes por coronavírus na Capital pode ser considerada estável. Na informe epidemiológico da semana passada, foi evidenciado que Fortaleza se encontrava há dois meses com índice de óbitos diários por Covid-19 menor do que 10. A média móvel de óbitos dos últimos sete dias divulgada nesta sexta-feira, 25, é de 1,6 ocorrências por dia, sendo 41% menor que a extraída há 14 dias (2,7).  Preliminarmente, Fortaleza não teve mortes pela doença nos dias 12 e 30 de agosto e 9, 20, 24 e 25 de setembro. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já a média móvel de casos confirmados relativa a última semana é de 14, número 44% inferior à registrada duas semanas atrás (24,9). Desde maio, em consonância com a queda de mortes, as confirmações também começaram a reduzir e atingiram estabilização em junho. "Atualmente, a transmissão é baixa, sujeita a pequenas oscilações. A ampliação da testagem molecular (RT-PCR) direcionada a grupos específicos e sintomáticos é essencial nessa fase para o monitoramento oportuno de eventuais surtos localizados", diz a SMS.

Conforme a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), atualizada às 17h28min desta sexta-feira, Fortaleza contabiliza 48.790 casos e e 3.844 mortes confirmadas de Covid-19. O Ceará tem 237.857 confirmações e 8.905 óbitos, com 211.206 pacientes recuperados da doença.

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar