Participamos do

Em seis meses, Lacen analisou 100 mil exames para diagnóstico da Covid-19

Até as 9h18min desta terça-feira, 15, o Estado contabilizava 694.970 exames, 229.072 casos e 8.739 mortes pela doença
13:29 | Set. 15, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Passados seis meses de pandemia, o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen-CE), em Fortaleza, alcançou a marca de 100 mil exames de biologia molecular (RT-PCR) realizados. O local tem capacidade laboratorial diária para dois mil testes para Covid-19. Até as 9h18min desta terça-feira, 15, o Estado contabilizava 694.970 exames, 229.072 casos e 8.739 mortes pela doença, segundo a plataforma IntegraSUS.

A unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) é um dos focos do investimento em testagem que está entre as ações para monitorar a incidência de Covid-19 no Ceará.

Para Liana Perdigão, diretora do Lacen, a ação auxilia na tomada das medidas de controle à doença. Ela pontua que os resultados dos exames possibilitam que o Governo do Estado, "defina as melhores estratégias para o enfrentamento à pandemia”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Coronavírus: onde fazer testes gratuitos de Covid-19 no Ceará

As amostras coletadas nos Centros de Testagem são analisadas pelo Lacen. O resultado fica pronto em até cinco dias úteis, podendo ser acessado pelo Saúde Digital.

O exame de RT-PCR é realizado a partir de secreções coletadas das vias respiratórias (nariz e garganta), por meio de sonda ou do swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas.

Saiba onde fazer o exame

 

Centros de Testagem

Quando: segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16 horas.
Onde: rua Floriano Peixoto, Centro - S/N (Praça do Ferreira, em Fortaleza), e rua João de Alencar, s/n - Centro de Maracanaú

Mais informações: qualquer pessoa, mesmo sem sintomas, pode ter acesso ao exame, bastando portar documento com foto. Os Centros têm capacidade para realizar até 200 testes por dia.

Drive-thru no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Shopping RioMar Kennedy.

Quando: segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas
Onde: rua Ávila Goularte, 900 - Papicu, Fortaleza (HGF) e avenida Sargento Hermínio Sampaio, 3100 - Presidente Kennedy. Entrada 3, pela avenida Dr. Theberge (RioMar Kennedy)

Mais informações: os testes precisam ser agendados pelo Saúde Digital ou pelo Ceará APP, aplicativo do Governo do Ceará. A abertura de novas vagas é feita semanalmente. O público-alvo é de pessoas entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas leves a moderados de coronavírus.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar