Participamos do

IntegraSUS Analytics: plataforma de dados permite acesso ao cenário atual da saúde no Ceará

Mapeamento das unidades de saúde do Estado e velocidade da Covid-19 estão entre os dados divulgados no programa
19:48 | Jul. 29, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Mirla Nobre / Especial para O POVO

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou nesta quarta-feira, 29, a plataforma de dados IntegraSUS Analytics. O programa permite acesso ao cenário atual da saúde no Estado do Ceará por meio de datasets (conjunto de dados). A plataforma está integrada no portal IntegraSUS, responsável pela divulgação dos números do novo coronavírus no Estado.

Com a mais nova ferramenta, pesquisadores, profissionais e estudantes de ciência de dados ou de tecnologia da informação poderão ter acesso a dados e análises sobre temas que abrangem a saúde no Estado. A plataforma está disponível em português e inglês, o que permite o acesso de profissionais e estudantes de outros países para transparência, aprendizado e treinamento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entre as análises e dados disponíveis na plataforma estão: análises de dados e velocidade da Covid-19 no Ceará; estudo de mobilidade urbana e os impactos das medidas de isolamento no Estado; predição de casos e óbitos no estado do Ceará e mapeamento das unidades de saúde do Estado.

Rede Colaborativa

Além da transparência dos dados da saúde, a plataforma busca também criar uma rede colaborativa. No ambiente, é possível fazer downloads dos estudos, replicar e adequar para outros espaços. “O IntegraSUS Analytics permite que o pesquisador ou estudante altere o código fonte, crie novos estudos e, caso perceba alguma variável não vista pela equipe da Sesa e reporte através do fórum de discussão”, explica Ramsés Oliveira, coordenador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da Sesa.

Ainda segundo o coordenador da Sesa, é possível que um profissional ou estudante faça suas próprias análises sobre temas na plataforma. De acordo com o órgão, o monitoramento e as investigações das informações também podem auxiliar e até resolver problemas reais e fortalecer as ações da Secretaria de Saúde do Estado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar