PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Rússia afirma que terá aprovação de vacina contra coronavírus em agosto

Diretor do projeto já teria injetado uma dose em si mesmo. Autoridades russas esperam produzir até 200 milhões de doses da vacina até o fim de 2020, sendo 30 milhões exclusivas para a Rússia

22:35 | 28/07/2020
O projeto está na segunda das três fases de testes clínicos (Foto: AFP)
O projeto está na segunda das três fases de testes clínicos (Foto: AFP)

Até o próximo dia 10 de agosto, em duas semanas, uma vacina contra o coronavírus deve ser aprovada na Rússia, segundo fontes de Moscou, capital russa, informaram à emissora CNN. Alexandre Ginsburg, diretor do projeto da imunização, já teria injetado uma dose em si mesmo. Outros cientistas também estariam se voluntariando para o teste.

Criada pelo Instituto Gameleya, localizado em Moscou, as autoridades russas esperam produzir até 200 milhões de doses da vacina até o fim de 2020. Deste montante, 30 milhões seriam destinadas exclusivamente à Rússia, de acordo com a CNN Brasil. Dados sobre a segurança e a eficácia, porém, não foram divulgados ainda.

Kirill Dmitriev, diretor de um fundo soberano russo que financia a pesquisa da vacina, afirmou ao correspondente da CNN Internacional, Matthew Chance, que "esse é um momento Sputnik". A referência diz respeito ao lançamento do primeiro satélite no mundo, feito pela União Soviética em 1927.

"Os americanos ficaram surpresos quando ouviram os sons do Sputnik. É o mesmo com a vacina, a Rússia vai ter chegado lá primeiro", disse Dmitriev. A vacina estaria em desenvolvimento acelerado devido à situação alarmante da pandemia na Rússia, que já ultrapassou os 800 mil casos confirmados da Covid-19.

O projeto está na segunda das três fases de testes clínicos. A atual etapa deve ser concluída em 3 de agosto e a última deve ser conduzida junto com a vacinação de profissionais de saúde. "Nossos cientistas estão focados não em serem os primeiros, mas em protegerem a nossa população", pontua Kirill Dmitriev.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >