Participamos do

Espanha volta a confinar 200 mil pessoas devido novo surto de coronavírus

Ação é a primeira medida desse tipo desde que as regras de isolamento para o combate à Covid-19 tinham sido anuladas
18:58 | Jul. 12, 2020
Autor Com agência AFP
Foto do autor
Com agência AFP Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Catalunha ordenou neste domingo, 12, o retorno ao confinamento de 200 mil pessoas em decorrência de um novo surto de coronavírus. Ação é a primeira medida desse tipo desde que as regras de isolamento para o combate à Covid-19 tinham sido anuladas.

A área confinada fica no entorno da cidade de Lérida, no interior do país, a cerca de cem quilômetros das praias turísticas da costa catalã. "A população deve permanecer em casa", anunciou a chefe regional de Saúde, Alba Vergés, em entrevista coletiva.

Há uma semana, a região afetada já havia sido isolada do resto da Catalunha, depois que quase todos os hospitais estavam a beira de um novo colapso. Como aconteceu durante o confinamento rigoroso imposto em meados de março, as pessoas que vivem na região só poderão sair de casa para trabalhar, ir ao médico ou comprar comida.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com a medida, também estão proibidas reuniões de pessoas com mais de dez presentes. A Espanha foi um dos países mais afetados pela pandemia na Europa e teve 28.400 mortos em decorrência da nova doença. Após uma série de medidas de isolamento e quedas drásticas no número de casos e mortes pelo novo coronavírus, o país está enfrentando focos recorrentes de reincidência de casos em massas da Covid-19. 

No país, a região de Lérida é uma das mais preocupantes. Segundo as autoridades, o foco da contaminação está relacionado aos trabalhadores temporários da agricultura que trabalham na coleta de frutas. O isolamento dessa área, decretado no último final de semana, permitiu "diminuir a taxa de contágio", ou seja, o número de pessoas que uma pessoa portadora do vírus contamina, explicou Vergés.

O número de casos novos continua a crescer apesar das ações de contenção do vírus. Os resultados positivos já representam 35% do total de testes realizados, algo "bem acima do resto da Catalunha", onde essa taxa varia entre 5% e 9%, destacou a autoridade da Saúde.

Nos arredores de Barcelona, a cidade de Hospitalet de Llobregat também registrou um aumento no número de casos, que passou de 31 para 107 em uma semana, segundo o prefeito. Existem também outros focos na região da Galícia (noroeste), onde 70.000 pessoas não podem sair de uma área isolada, assim como na cidade de Ordizia, no País Basco.

ELEIÇÕES DURANTE A PANDEMIA

Nessas duas regiões, foram realizadas eleições regionais neste domingo, as primeiras desde o início da pandemia, com medidas reforçadas de higiene e segurança. Os eleitores diagnosticados com Covid-19 foram proibidos de participar, a restrição atingiu 420 pessoas de um total de 4,5 milhões de eleitores convocados, de acordo com autoridades locais.

Usando máscaras, os eleitores apresentaram seu documento de identidade remotamente, ao invés de entregá-lo na seção aos mesários, que usavam luvas, segundo imagens exibidas pela TV pública espanhola. Nesse contexto de pandemia, várias regiões decidiram reforçar o uso obrigatório de máscaras. Em toda a Espanha, já é obrigatório usar a indumentária em espaços públicos fechados ou em vias públicas, caso a distância de um metro e meio não possa ser mantida entre duas pessoas.

A Catalunha, intensificando a medida, decidiu na última quinta-feira, 9, incentivar o uso da máscaras todo o tempo, mesmo quando é possível respeitar a distância de segurança entre duas pessoas, e durante a prática de esportes. O arquipélago das Baleares também reforçará o uso de máscaras a partir da próxima segunda-feira, e outras regiões como Andaluzia, no sul no país e Aragão, no norte, planejam fazer o mesmo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar