Participamos do

Mais 3.300 testes serão feitos na população de 113 bairros de Fortaleza a partir de quarta-feira

Cerca de 250 agentes da área da saúde estão sendo treinados para aplicação de testes e questionário, que seguem até o dia 17 de julho
11:35 | Jul. 07, 2020
Autor Júlia Duarte
Foto do autor
Júlia Duarte Estagiária
Ver perfil do autor
Tipo Notícia


Cerca de 250 agentes da área da saúde, entre estudantes e profissionais, passam por capacitação para a 2ª fase da Pesquisa de Prevalência de Covid-19 em Fortaleza. O curso está sendo realizado na Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues(ESP/CE), no bairro Meireles. O trabalho da Pesquisa já começa nesta quarta-feira, 8, quando os agentes vão às ruas da Capital para aplicação de 3.300 testes em 113 bairros das seis regionais da Capital. Além dos testes rápidos e de RT-PCR, serão aplicados questionários sobre possíveis sintomas.

Os testes seguem até 17 de julho. Foram sorteados 330 setores censitários da cidade, baseados na quantidade de moradores. Em todas as fases de aplicação, a pesquisa vai realizar 9,9 mil testes em 10 mil habitantes da capital.

O objetivo da pesquisa, feita pela Secretária Municipal da Saúde (SMS) e pela Secretária da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), em parceria com o Instituto Opnus e com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), é entender ao fundo a situação do vírus em Fortaleza, estabelecendo percentuais sobre as pessoas com anticorpos para a doença. Bem como, pacientes com a infecção ativa e quem foi ou está assintomático. A taxa de letalidade da doença e a velocidade de expansão da infecção também terá números mais aproximados da realidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As equipes são compostas por dois profissionais da saúde, uma pessoa de apoio e um agente comunitário. Como medida de segurança, todos estarão com um crachá e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para identificação e proteção da população.

Na 1ª fase do estudo foi apresentado que um total de 379.047 pessoas em Fortaleza já teriam desenvolvido anticorpos contra o novo coronavírus. O dado é preliminar e aponta para soroprevalência de 14,2%, que seria a proporção da população com anticorpos.

Nesta etapa, foram feitos 3.300 testes rápidos e questionários em 210 setores censitários, em 39 bairros de Fortaleza entre 2 a 5, 8, 12 e 15 de junho de 2020.

Testes

O teste rápido detecta a presença de anticorpos para o novo coronavírus. O resultado fica pronto em 15 minutos, após uma simples picada na ponta do dedo para a coleta de uma gota de sangue. Enquanto espera o resultado, é aplicado um questionário sobre sexo, idade, escolaridade, condições de saúde e possíveis sintomas que o morador tenha sentido recentemente.

Já o RT-PCR é o teste de biologia molecular, que detecta a presença do vírus no paciente. Nele, há coleta de amostras de secreção do fundo do nariz por meio da introdução de um cotonete. As amostras para o RT-PCR não têm resultado imediato. Elas são encaminhadas ao LACEN para análise e os resultados ficam prontos após alguns dias.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar