Participamos do

Profissionais de enfermagem de Fortaleza denunciam atraso no pagamento dos salários

Sesa confirmou que empenho para pagamento deve ser feito até a próxima segunda-feira, 22

Atualizada às 18h41min de 20 de junho de 2020

De acordo com relatos recebidos pelo O POVO, profissionais de enfermagem de hospitais de Fortaleza estão com pagamentos referentes aos serviços prestados entre abril e maio deste ano pendentes. Em entrevista ao jornal, técnicos do Hospital Dr. César Carls reclamaram do atraso no pagamento em setores do hospital que não trabalham com o covid-19. No Hospital Geral de Fortaleza, o depoimento de pendência vem também de profissionais que trabalham na linha de frente do novo coronavírus.

Nesta sexta-feira, 19, o Sindicato dos empregados em estabelecimentos em serviços de saúde do Estado do Ceará, SinSaúde-CE, realizou uma mobilização em frente ao Hospital São José para cobrar o salário atrasado. Na ocasião, de acordo com o órgão, alguns profissionais de saúde relataram ainda estarem sendo pressionados para não realizarem denúncias, sob a pena de serem retirados de escalas de plantão.

Uma mobilização semelhante ocorreu em frente ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Um grupo de profissionais da saúde se mobilizou com cartazes na entrada da unidade de saúde como forma de cobrar o Governo Estadual sobre o pagamento. Um dos dizeres usado era questionando: "Como ficariam as UTIs sem os enfermeiros ?". No começo do protesto, uma das profissionais justificou o ato: "Precisamos de respeito, de valorização", exclamou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O vídeo do ato chegou a ser repercutido pelo deputado estadual, Renato Roseno (PSOL-CE), como forma de pressionar o governo. "Profissionais da saúde não querem só aplausos, também querem receber os seus salários", defendeu o deputado.

VEJA VÍDEO:

A presidente do sindicato, Marta Brandão, confirmou que novas mobilizações serão realizadas na próxima semana caso o empenho siga atrasado. "Esses trabalhadores precisam ser tratados com dignidade. No meio de uma pandemia, colocar a vida em risco e não ter sequer seus pagamentos em dia é um desrespeito inaceitável”, destacou. 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Através de nota, a Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (Coaph), responsável pelo repasse do valor do Estado para os profissionais, confirmou que o empenho de pagamento referente ao período de 21 de abril a 20 de maio está pendente por parte da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Na última quinta-feira, 18, a organização tentou realizar a antecipação de 25% dos valores de produção dos profissionais de enfermagem. Porém, esses não aceitaram e a organização comprometeu-se a realizar o pagamento integral após o empenho ser realizado e a nota fiscal solicitada.

Em coletiva realizada nesta sexta-feita, 19, o secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, esclareceu o motivo do atraso. “Temos falado muito de valorização dos profissionais e isso é muito importante. Houve realmente um atraso, mas não é verdade o todo da cooperativa. Há todo um processo burocrático, que atrasou pela forma de prestação de contas dessas cooperativas com o Estado.”

Na ocasião, o titular da pasta confirmou a autorização dos empenhos até o próximo dia 22. “Quero deixar claro que a secretaria já autorizou todos os empenhos e isso deve acontecer, no máximo, até segunda-feira. Não é cabível que qualquer profissional não tenha sua remuneração garantida no dia adequado. A segunda coisa é que é bom lembrar que, tanto o município de Fortaleza, quanto o Estado do Ceará fizeram, em conjunto, o pagamento de valores acrescentados ao atendimento ao Covid”, destacou.

Confira nota emitida pela Coaph:

“A Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (Coaph) esclarece sobre o pagamento dos cooperados lotados no Hospital São José, Hospital do Coração de Messejana e Hospital Geral de Fortaleza, referente ao período de 21 de abril a 20 de maio de 2020. Os processos encontram-se validados pelos hospitais e aguardando empenho de pagamento por parte da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Tão logo o empenho seja realizado e a nota fiscal solicitada, o pagamento deverá ser feito à cooperativa e então repassado aos cooperados. A Coaph, que atua como uma intermediadora de contratos e repassadora de valores aos profissionais, continuará acompanhando cada etapa no intuito de garantir a maior celeridade possível nos pagamentos de seus cooperados.”

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar