Participamos do

Devido queda de internações pela Covid-19, hospital de campanha de Caucaia será inaugurado com menos leitos

A unidade, que ainda está em fase de finalização, será inaugurada com "no máximo 24 leitos" de enfermaria, em vez dos 40 previstos. Obras foram anunciadas no dia 13 de maio
23:22 | Jun. 19, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizado em 20/6/2020, às 15h30min

Anunciadas no dia 13 de maio, as obras estruturais do hospital de campanha de Caucaia, que inicialmente eram previstas para terminar em 15 dias, só terminaram nessa quinta-feira, 18, após mais de um mês, em meio à queda de internações e casos da Covid-19. A unidade, que ainda está em fase de finalização, será inaugurada com "no máximo 24 leitos" de enfermaria, em vez dos 40 previstos.

As informações foram repassadas ao O POVO pelo secretário de saúde de Caucaia, Moacir de Sousa Soares. Conforme o titular da pasta, a inauguração com menos leitos se dá pela redução de "aproximadamente 60% na procura por atendimento e internações" por coronavírus no Município. Atualmente, segundo Moacir, há 15 pacientes internados em enfermaria e oito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"A ideia de conceber o hospital foi há quase 30 dias atrás. Tinha uma superlotação nos leitos e uma demanda alta de internação e agora a pandemia começou a perder força", pondera o titular da Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia. Conforme o gestor, o atendimento de síndromes gripais no postos de saúde caiu em cerca de 60%. Já a demanda de pacientes com sintomas do coronavírus nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) diminuiu 55%.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) não especificou o motivo para o atraso da obra mas confirmou a finalização da estrutura e afirmou que o hospital vai funcionar normalmente. A pasta, juntamente com a Prefeitura de Caucaia, é responsável pela execução das intervenções.

Na semana que vem, a Prefeitura irá finalizar a montagem da estrutura de campanha com a instalação de oxigênio, aquisição de insumos e equipamentos de saúde que ainda faltam, além de ajustes na parte elétrica. Se os indicadores da pandemia continuarem a decrescer, a expectativa, de acordo com o secretário de Saúde de Caucaia, é "não passar mais que 60 dias" com a unidade aberta.

Conforme Moacir Soares, o planejamento, após o momento mais intenso de combate à pandemia, é transformar o hospital de campanha em um Centro de Imagem com 20 leitos de UTI, como parte das obras de expansão do Hospital Municipal Gadelha da Rocha.

Com a finalização da unidade de campanha, os pacientes internados no Hospital Municipal Gadelha da Rocha serão transferidos para a nova estrutura. Segundo Moacir Soares, os 52 leitos realocados para tratamento da Covid-19 (42 de enfermaria e 10 de UTI) no hospital municipal serão direcionados para a demandas reprimidas como pediatria. Cirurgias eletivas também voltarão a ser realizadas.

De acordo com dados da plataforma IntegraSUS, atualizados às 19h38min desta sexta-feira, 19, Caucaia tem 3.243 casos e 257 óbitos confirmados pelo coronavírus. 2.085 pessoas se recuperaram da doença. Município é o terceiro em número de casos, atrás apenas de Sobral (4.989) e Fortaleza (32.531). O Ceará registra 90.441 casos confirmados de Covid-19 e 5.497 mortes pelo novo coronavírus. 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar